Em mais uma incursão de Daniela Melchior pelos grandes filmes de Hollywood, a portuguesa assume o papel de Isabel Neves em “Velocidade Furiosa 10”, uma personagem brasileira que, naturalmente, fala português do Brasil. O sotaque provocou reações mistas nas redes sociais, com muitos a questionarem o casting de uma portuguesa.
Algumas das questões colocadas à atriz não tiveram origem apenas no Brasil. Muitos portugueses fizeram questão de criticar a opção de forçar Melchior a evitar o seu português nativo — algo que seria difícil de justificar, dado que parte da ação tem lugar no Brasil, país de origem da própria personagem. Vale a pena recordar que há cinco capítulos, em “Velocidade Furiosa 5”, Joaquim de Almeida fez de vilão de nacionalidade portuguesa e brasileira.
Numa publicação feita no domingo, 21 de maio, Melchior partilhou um vídeo de uma das suas cenas no filme, onde contracena com Vin Diesel, e vai saltitando entre o inglês e o português do Brasil. E perante algumas questões dos fãs, a atriz fez questão de responder a pelo menos uma, que perguntava porque é que não foi escolhida uma atriz brasileira para o papel.
“Haters gonna hate”, atirou, acrescentando que “as críticas são inevitáveis e não há como escapar”. Quem não gosta, nunca vai gostar, deixa subentendido a atriz.
Sobre a sua personagem, Melchior revela que se apoiou na cultura brasileira na construção de Isabel. A inspiração teve origem em várias “guerreiras de sangue quente brasileiro” e citou nomes como Ludmilla, Tati Quebra Barraco, Anitta, Luísa Sonza e Pocah.
Nem todos os comentários foram negativos. Entre as mais de oito centenas de mensagens, a maioria aplaudiu e aprovou o sotaque de Melchior. E houve até quem apontasse a hipocrisia das críticas com outros exemplos, caso de Wagner Moura, o brasileiro que fez sucesso internacional com a sua interpretação do barão da droga colombiano Pablo Escobar.
🚨VEJA: ‘Velozes e Furiosos 10’ é alvo de críticas devido à escolha de uma atriz portuguesa, Daniela Melchior, para interpretar uma personagem brasileira. pic.twitter.com/OMNUvjT29k
— PopOnze (@PopOnze) May 21, 2023