A organização do Lisbon & Sintra Film Festival (LEFFEST) anunciou esta quinta-feira, 13 de outubro, a programação para a edição deste ano. Vai acontecer entre 10 e 20 de novembro em diversos espaços. E há vários convidados de renome na lista.
O destaque vai para Angela Davis, ativista pelos direitos civis dos negros nos EUA, filósofa, autora e professora. Vem debruçar-se sobre aquele que tem sido o seu tema de estudo, o sistema prisional americano. Com a académica Gina Dent, vai falar sobre “Abolicionismo” num debate no âmbito do LEFFEST.
E a programação irá incluir um ciclo especial, intitulado Romper as Grades, alusivo ao assunto. Serão exibidas produções como “Os Fugitivos de Alcatraz”, “Fugiu um Condenado à Morte”, “César Deve Morrer”, “Fome” ou “O Presidiário”, entre outros. Além disso, o LEFFEST vai promover sessões de cinema nos estabelecimentos prisionais do Linhó e de Tires.
Entre os cineastas que irão marcar presença no festival incluem-se David Cronenberg, Stephen Frears, Abel Ferrara, Jerzy Skolimowski, Mario Martone, Cristi Puiu ou Aleksandr Sokurov. A programação inclui ainda concertos de Dino D’Santiago e Archie Shepp, uma exposição da artista palestiniana Malak Mattar, e uma performance de Olga Roriz com os reclusos do Linhó. O júri da competição será presidido pelo cineasta Olivier Assayas, que também irá apresentar a sua série da HBO “Irma Vep”, com a atriz Alicia Vikander.
O LEFFEST vai acolher ainda antestreias de “White Noise”, de Noah Baumbach; “Armageddon Time”, de James Gray; “Master Gardener”, de Paul Schrader; e “All the Beauty and the Bloodshed”, de Laura Poitras.
Haverá uma retrospetiva dedicada aos filmes de Jim Carrey; e um ciclo especial que irá evocar a obra do realizador Sérgio Tréfaut. O movimento L.A. Rebellion também estará em destaque com uma série de exibições. Ainda no âmbito do LEFFEST, John Malkovich vai apresentar a peça “The Infamous Ramirez Hoffman” no Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Saiba mais informações no site oficial do festival.