Cinema

David Lynch quer lançar versão de realizador do seu “Dune”

O realizador admite querer fazer um director's cut do filme de 1984, mas sabe que “será impossível” isso acontecer.
O primeiro "Dune" estreou em 1984

Foi a primeira grande adaptação da obra de Frank Herbert a chegar aos cinemas, mas também uma das mais criticadas da filmografia do icónico David Lynch. O próprio realizador confessou publicamente odiar o resultado final, ao ponto de pedir que o seu nome fosse retirado dos créditos.

Agora, Lynch admite o desejo de revisitar a adaptação de “Dune” que contou com Kyle MacLachlan no papel principal de Paul Atreides. “Já me questionaram se gostava de voltar atrás e voltar a mexer no ‘Dune’. Era uma coisa que me tinha deixado tão deprimido, tão enjoado, sabes?”, revela em entrevista ao “AV Club”.

“Quero só dizer que adorei toda a gente com quem trabalhei [no filme]. Adorei a equipa, adorei filmar no México. Adorei tudo à exceção do facto de não ter direito à edição final. E até adorei o Dino [de Laurentiis], que me tirou essa possibilidade.” 

Confessa ter sentido “uma tristeza horrível” e uma sensação de “falhanço”. “Se pudesse voltar atrás, seria ao ‘Dune’.”

O desejo depressa se desfez pelas palavras do próprio Lynch. “Mas, sim, ninguém vai fazê-lo, isso não vai acontecer”, conclui.

A obra de Herbert foi revisitada em 2021 em “Dune”, desta vez realizado por Denis Villeneuve e com Timothée Chalamet no papel principal. Foi um dos blockbusters do ano e brilhou nos Óscares.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT