Cinema

De Anthony Bourdain a Alcindo Monteiro: arrancou a nova edição do Doclisboa

A mostra de cinema documental decorre até 31 de outubro em vários locais da capital. Conheça os destaques da programação.
"Roadrunner" vai ser exibido no festival.

O festival de cinema DocLisboa está de volta desde quinta-feira, 21 de outubro, e prolonga-se até ao final do mês. Ao todo há mais de 200 filmes para ver em diferentes locais — as sessões decorrem na Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema São Jorge, Cinema Ideal, Cinema City Campo Pequeno, Museu do Oriente e Museu do Aljube.

Entre os destaques da programação encontram-se filmes como “Roadrunner: A Film About Anthony Bourdain”, de Morgan Neville; “Jane by Charlotte”, de Charlotte Gainsbourg sobre a relação que tem com a mãe, Jane Birkin; e “Uprising”, de Steve McQueen e James Rogan.

Também há uma série de produções nacionais a que vale a pena prestar atenção. “Alcindo”, de Miguel Dores, vai relatar o caso do assassinato de Alcindo Monteiro a 10 de junho de 1995, por um grupo de extrema-direita. Já Tiago Afonso acompanhou, entre 2007 e 2020, várias mudanças nos bairros sociais do Porto. O resultado é “Distopia”.

“Eunice ou Carta a uma Jovem Atriz”, de Tiago Durão, vai centrar-se na vida e carreira da atriz Eunice Muñoz. “Ninguém Fica para Traz”, de Nuno Pires Pereira, foca-se na União Audiovisual, associação criada por profissionais do setor para ajudar aqueles que ficaram sem trabalho durante a pandemia.

A programação completa pode ser conhecida no site do DocLisboa. Na mesma página é possível comprar bilhetes para as diferentes sessões.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT