Tonya Harding é uma das figuras mais famosas (e controversas) da história do desporto. A patinadora artística foi acusada de ter orquestrado um ataque a Nancy Kerrigan, a sua principal rival, antes dos Jogos Olímpicos de Inverno de 1994. A história da atleta é contada em “Eu, Tonya”, que vai ser transmitido no canal AMC este fim de semana — uma das boas opções para programar um serão de sábado ou domingo. Mas há mais para ver na televisão.
No drama biográfico realizado por Craig Gillespie, a protagonista é interpretada por Margot Robbie. A obra é apresentada de forma não convencional e utiliza uma combinação de entrevistas simuladas e cenas dramáticas, onde os personagens falam diretamente para a câmara, o que ajuda a criar uma visão mais complexa e multifacetada da história. A narrativa mistura humor e tragédia, sobretudo porque não pretende ser apenas uma simples reconstituição dos acontecimentos: também quer questionar a ideia de culpabilidade ao mostrar diferentes versões da mesma história.
Margot Robbie foi aclamada pela sua performance como Harding. Igualmente aplaudida foi Allison Janney, que interpreta LaVona Golden, a mãe abusiva da patinadora. Em 2018, acabou por ganhar o Óscar de Melhor Atriz Secundária.
Outro filme que fez sucesso nos Óscares foi “Die Hard: Assalto ao Arranha-Céus”. Embora não tenha vencido nenhuma estatueta, foi nomeado para quatro categorias, incluindo Melhor Som e Melhores Efeitos Visuais. A obra protagonizada por Bruce Willis poderá ser vista este fim de semana na AXN.
McClane (Willis) é um polícia de Nova Iorque que viaja para Los Angeles para visitar a mulher durante a época festiva e acaba por marcar presença na festa da empresa, com sede no arranha-céus Nakatomi Plaza. Quando o evento é interrompido por terroristas, McClane percebe rapidamente que não há ninguém para salvar o dia a não ser ele próprio.
“Die Hard: Assalto ao Arranha-Céus” é, segundo o IMDb, o segundo melhor filme de ação da história, ficando apenas atrás de “Exterminador Implacável 2: O Dia do Julgamento”. O elenco conta com Alan Rickman, Bonnie Bedelia e Reginald VelJohnson.
Outro fenómeno do cinema de ação que vai ser transmitido na televisão em Portugal neste fim de semana é “John Wick 2”. A produção continua a acompanhar a história do ex-assassino que, agora, tenta ter uma vida pacífica após a morte da sua mulher.
No entanto, é forçado a voltar à vida do crime quando um antigo aliado, Santino D’Antonio (interpretado por Riccardo Scamarcio), exige que John cumpra uma promessa feita no passado, que envolve assassinar a irmã de Santino para que ele possa assumir o controlo do trono da organização criminal internacional.
A história leva John a Roma, onde enfrenta um exército de assassinos e navega pelo complexo e implacável código de honra dos criminosos internacionais, o que resulta em sequências de ação ainda mais intensas e elaboradas do que no primeiro filme. A obra aprofunda o mundo secreto de assassinos e mercenários e revela regras e códigos que regem a vida desses personagens.
Carregue na galeria e descubra outros filmes que pode ver na televisão este fim de semana. Spoiler alert: um dos melhores filmes da história, realizado por Stanley Kubrick, vai ser transmitido na RTP.