Cinema

“Doce Família”. Comédia da Netflix quer pôr toda a gente a falar sobre a gordofobia

“É o tipo de papel com o qual sonhamos, especialmente quando temos um corpo fora do padrão”, afirma a protagonista.
É uma comédia que faz pensar.

A maneira como vê o seu corpo sempre constituiu uma dificuldade para Mariana Xavier. Na sua juventude, apresentava uma silhueta que se “enquadrava nos padrões”, ou seja, era magra, como explicou à revista “Splash”. Contudo, mesmo assim, não se sentia satisfeita e tentou emagrecer ainda mais. No entanto, as suas escolhas alimentares inadequadas produziram o resultado contrário e acabou por engordar. Atualmente, pesa cerca de 85 quilos e mede 1,57 metros. Embora se considere gorda, sente-se mais feliz do que antes.

A atriz brasileira, de 44 anos, é a protagonista de “Doce Família”, filme que estreou na Netflix a 8 de setembro e que ocupa, neste momento, o quinto lugar no top em Portugal. No papel de Tamara, Mariana destaca que se trata da personagem da qual mais se orgulha desde que iniciou a sua carreira no cinema e na televisão há mais de 20 anos.

No enredo, a protagonista está prestes a casar-se e, com a aproximação da data, faz de tudo para emagrecer e se ajustar às expectativas da mãe, que insiste em que a filha use o seu vestido de noiva.

Contudo, seguir uma dieta é uma verdadeira tortura para Tamara, que é proprietária de uma confeitaria de sucesso. Além disso, a mãe é diretora de uma empresa de emagrecimento, o que gera constantes conflitos entre elas devido à disparidade nos seus corpos. A produção brasileira é uma adaptação do filme mexicano “Dulce Familia”, que, em 2019, vendeu dois milhões de bilhetes. 

“A história foi completamente reimaginada para abordar questões importantes, como a gordofobia e os padrões de corpo e beleza impostos pela sociedade”, salienta a produtora executiva, Deborah Nikaido. “É um filme divertido, leve e, ao mesmo tempo, fundamental”, acrescenta.

 

“Este papel é o tipo de oportunidade com a qual sonhamos, especialmente quando temos um corpo que não está dentro dos padrões”, confessa Mariana. “É mais um motivo para celebrarmos a diferença”, um tema que raramente recebe a devida atenção.

A atriz lamenta que as personagens com peso a mais sejam frequentemente relegadas ao papel de melhor amiga da protagonista, servindo como alívio cómico. Com este filme, a sua intenção é dar voz e visibilidade às mulheres plus size. “Representamos um monte de gente que, normalmente, não é representada”, reforça.

Através da comédia, “Doce Família” quer ajudar a desencadear conversas entre os espectadores, e, acima de tudo, abrir a porta a momentos de reflexão. “Com o riso conseguimos desarmar quem nos está a ver e, depois, conectam-se com estas histórias”, garante a atriz.

A mensagem central do filme é transmitida de forma orgânica e sem moralismos, algo fácil de conseguir para Mariana, que lida com esta questão há muito tempo. “O meu desejo é que finalmente me comecem a levar a sério”, conclui.

O elenco do filme ainda nomes como Viih Tube, Maria Padilha, Karina Ramil, Isabela Ordoñez, Danilo de Moura, Gabriel Godoy, Diego Braga e Marcelo Laham.

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estreiam em setembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT