Cinema

Doclisboa organiza sessões de cinema sobre guerra na Ucrânia

As receitas da bilheteira vão servir para ajudar refugiados. São dois filmes que ajudam a explicar o conflito.
Vai haver várias sessões.

O festival Doclisboa e o Cinema Ideal decidiram alterar a programação da iniciativa 6.doc para se centrarem na guerra que eclodiu na Ucrânia a 24 de fevereiro. Decorre entre 24 e 30 de março e inclui várias sessões de “Donbass”, de Sergei Loznitza; e “The Earth is Blue as an Orange”, de Iryna Tsilyk.

O primeiro filme, “Donbass”, centra-se obviamente nesta região da Ucrânia que inclui as zonas separatistas — eram áreas onde já existiam confrontos (pelo menos desde 2014), muito antes de a invasão russa começar.

“O realizador Sergei Loznitsa parte deste conflito para nos mostrar o lado absurdo e violento da guerra. Por um lado, Loznitsa conta-nos pequenas histórias sobre os pequenos poderes e sobre os homens que se alimentam deles. Por outro, a violência da guerra irrompe, subitamente, no ecrã, colocando em causa a nossa própria humanidade”, descreve a organização do Doclisboa.

Já “The Earth is Blue as an Orange” acompanha o quotidiano de uma mãe e das suas quatro filhas na mesma região de Donbass. A produção é descrita como “um filme assombrado pelos ecos da guerra que se desenrola no exterior”. “É neste violento contexto que Tsilyk nos traz um comovente retrato de amor e resiliência.”

As receitas de bilheteira destas sessões no Cinema Ideal, no Chiado (em Lisboa), vão reverter a favor da Associação Ukrainian Refugees UAPT, que apoia o acolhimento de refugiados ucranianos em Portugal, recolhe e envia produtos e bens essenciais. Conheça as datas e horários das sessões no site do Doclisboa.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT