Após mais de seis décadas, poderia parecer que tudo o que havia para contar sobre uma das bandas mais icónicas da história, os The Beatles, já tinha sido revelado. No entanto, Martin Scorsese, o aclamado cineasta, decidiu que ainda havia mais histórias por explorar. O seu novo documentário, intitulado “Beatles ’64”, estreou esta sexta-feira, 29 de novembro, na Disney+ em Portugal.
Scorsese é, na verdade, um grande amante da música, especialmente do rock e do blues das décadas de 60 e 70 e recorre com frequência a essas influências ao escolher as bandas sonoras dos seus filmes. O seu lado melómano também é evidente nos vários documentários que já produziu e realizou sobre música. “The Last Waltz”, de 1978, por exemplo, é um filme-concerto que captura a última apresentação da banda The Band — e, atualmente, é considerado um clássico no género.
Outro dos seus trabalhos mais notáveis nesta área é “The Blues”. Este projeto, lançado em 2003, é uma coleção de sete documentários, cada um realizado por diferentes cineastas, incluindo Wim Wenders e Clint Eastwood, que exploram a história e a influência do blues na música norte-americana.
Além disso, também realizou “No Direction Home”, focado na vida e carreira de Bob Dylan, e “Shine a Light”, que documenta um concerto dos Rolling Stones.
No que toca ao documentário agora disponível na Disney+, esta não é a primeira vez que Scorsese se debruça sobre a história dos The Beatles; em 2011, lançou “George Harrison: Living in the Material World”, focado na vida do guitarrista durante os anos 60.
“Beatles ’64”, a mais recente incursão de Scorcese no universo do quarteto aborda a primeira visita dos britânicos aos Estados Unidos.
Em fevereiro de 1964, John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr pisaram solo norte-americano pela primeira vez, dando início a uma digressão memorável que incluiu um concerto esgotado no Coliseu de Washington, DC.
A banda também se destacou com uma célebre atuação no “The Ed Sullivan Show” que atraiu mais de 73 milhões de espectadores, tornando-se o programa de televisão com maior audiência na altura.
Além de capturar a grandiosidade destes espetáculos, o documentário revela uma narrativa mais pessoal sobre os bastidores, mostrando a camaradagem entre John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Ringo Starr, enquanto lidavam com uma fama sem precedentes.
O filme inclui imagens raras de arquivo restauradas e entrevistas inéditas, incluindo com os dois membros sobreviventes, McCartney e Starr, bem como com Olivia Harrison (a viúva de George Harrison) e Sean Ono Lennon (filho de John Lennon e Yoko Ono).
Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que estrearam em dezembro nas plataformas de streaming e canais de televisão.