Cinema

Dos 21 aos 60 anos: a transformação de Tom Cruise ao longo da carreira

No ano passado, apareceu inchado — o que causou especulação sobre procedimentos estéticos. Mas o ator nunca admitiu tê-lo feito.
Tom Cruise fez 60 anos.

Este domingo, 3 de julho, Tom Cruise celebrou 60 anos. É verdade: já lá vão 39 anos desde que o ator americano se tornou uma estrela, com apenas 21, ao protagonizar “Negócio Arriscado”. Pouco tempo depois, “Top Gun – Ases Indomáveis” dar-lhe-ia ainda mais protagonismo.

Tornou-se um sex symbol, um ícone de Hollywood, uma das principais estrelas da indústria durante todos os anos 90. Apesar de o envelhecimento ser inevitável, conseguiu sempre manter um aspeto jovial, certamente graças a um estilo de vida saudável e à prática de muito desporto — embora Tom Cruise nunca se tenha alongado muito sobre o assunto em entrevistas.

Certo é que se tornou conhecido pelos filmes de ação em que faz as próprias manobras perigosas, em vez de recorrer a duplos — a saga de “Missão Impossível” é muito baseada nessa premissa. O que significa, claro, que Tom Cruise precisa de se manter em grande forma e preparado para esforços físicos intensos.

Apesar de manter uma aparência jovem ao longo das décadas, no ano passado, em outubro de 2021, foi fotografado num jogo de basebol com o rosto bastante inchado. E outras imagens do ator nas filmagens do próximo “Missão Impossível”, em que também estava com a face alterada, começaram a circular online.

As especulações sobre o que teria motivado esta alteração significativa não tardaram a aparecer. Segundo vários especialistas que falaram com o jornal britânico “The Daily Mail”, Tom Cruise pode ter sido submetido a procedimentos estéticos excessivos, que terão provocado o inchaço — embora as imagens também pudessem ter sido captadas numa altura em estava com mais peso.

“Muitas vezes, procedimentos cirúrgicos como um lift ao pescoço ou à cara podem criar este tipo de inchaço nestas áreas”, disse à publicação uma enfermeira especializada em cirurgia plástica, Dawn Attewell. “Pode ter feito botox.”

Quando Tom Cruise foi à estreia mundial de “Top Gun: Maverick” (leia a crítica da NiT), em maio, no prestigiado festival de Cannes, já estava com uma aparência normalizada. “Acho que ele estava incrível na estreia do ‘Top Gun’. Parecia muito mais fresco.”

E acrescentou: “Com esta idade, a linha capilar do Tom tem permanecido mais ou menos a mesma, embora mais fina, o que pode indicar que foi submetido a um transplante de cabelo”. A especialista disse ainda que o seu maxilar está com um contorno mais acentuado, “o que pode ser o resultado de tratamentos que esticam a pele, para evitar as rugas”.

Outra especialista na área da cirurgia estética, Amar Suchde, comentou o assunto com o mesmo jornal. “Suspeito que o Tom Cruise tenha tentado substituir alguns dos elementos que perdeu com a idade e quis sustentar a sua estrutura facial, provavelmente com uma combinação de botox e preenchimento facial.”

Porém, o ator sempre negou ter feito intervenções estéticas. Em 2012, quando começou a circular um rumor de que teria feito um procedimento ao nariz, foi questionado sobre isso pela revista “Playboy”. “Não fiz e nunca o faria”, disse, referindo-se a cirurgias plásticas no geral.

Tom Cruise, obviamente, sempre se preocupou muito com a sua aparência. Com mais ou menos procedimentos, de forma mais ou menos natural, certo é que o ator chegou aos 60 anos com um aspeto invejável — aliás, a sua antiga colega de “Top Gun”, a atriz Kelly McGillis, afirmou que o motivo pelo qual não foi convidada para o novo filme foi precisamente por estar “velha e gorda”. 

Carregue na galeria para ver imagens da evolução de Tom Cruise ao longo dos anos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT