Cinema

É oficial: “Shrek” vai mesmo regressar aos cinemas (e já há data de estreia)

O ogre verde mais adorado do mundo está prestes a regressar para um quinto filme. Já foi divulgado o primeiro teaser.
Está de volta.

Pode até ter mau-feitio e gostar da solidão do seu pântano, mas é o ogre verde mais adorado do mundo — e está prestes a regressar ao cinema. Se conhece de cor as cenas de “Shrek”, a produção de animação de 2001, vai adorar saber que vem aí o quinto filme da saga.

A DreamWorks confirmou esta terça-feira, 9 de julho, o projeto “Shrek 5”, com estreia marcada para 1 de julho de 2026. Além da data, o estúdio de animação divulgou o primeiro teaser da famosa saga.

“Não muito, muito longe. ‘Shrek 5’ chegará aos cinemas a 1 de julho de 2026 com Mike Myers, Eddie Murphy e Cameron Diaz”, escreveram nas redes sociais. Murphy, que interpreta a voz do Burro, já tinha revelado que a produção começou a ser feita há cerca de cinco meses e adiantou ainda que a sua personagem irá ter o seu próprio filme.

Mike Myers e Cameron Diz também estão de volta para dar voz às personagens de Shrek e Fiona, respetivamente. Para o teaser de anúncio do projeto, a DreamWorks escolheu a canção “All Star”, da banda Smash Mouth, reforçando a conexão com a banda sonora característica da saga.

Ainda não há muitas informações sobre a história, mas sabe-se que vai explorar as origens do protagonista. “Vamos entender como Shrek veio parar àquele pântano, quando o conhecemos no primeiro filme”, adiantou o estúdio de animação à “IGN”.

O primeiro “Shrek” estreou em 2001, e foi indicado a dois Óscares, tendo ganho a Melhor Animação. A história é fácil de resumir: um ogre verde, com mau-feitio, e que adora a solidão do seu pântano, vê a sua paz interrompida quando algumas criaturas invadem o local onde vive, a mando do maléfico Lorde Farquaad.  Pouco depois, aparecem um burro tagarela, uma princesa (que afinal não é bem isso), um dragão e um homem-biscoito — e seguem-se muitas peripécias, claro.

Depois disso, seguiram-se sequelas em 2004, 2007 e 2010. Além dos filmes principais, surgiram também outras longas-metragens focadas na personagem do Gato das Botas.

Áudio deste artigo

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT