Minutos antes do início da talk de Robert De Niro e Jane Rosenthal, na tarde deste sábado, 19 de outubro, no Beato Innovation District, chegou a confirmação oficial: o Tribeca Film Festival vai ter uma segunda edição em Portugal.
A informação foi avançada por Francisco Pedro Balsemão, diretor-geral do Grupo Impresa, e Carlos Moedas, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, que confirmaram o regresso do evento já no próximo ano. As datas ainda não foram reveladas.
Criado por Robert De Niro e Jane Rosenthal, o Tribeca Film Festival decorreu pela primeira vez nos Estados Unidos em 2002 e serviu de homenagem às vítimas dos ataques de 11 de setembro de 2001 no World Trade Center e às vidas que se perderam precisamente nesse bairro de Manhattan. A 18 de outubro, o evento chegou a Lisboa pela primeira vez — e parece que se vai repetir.
Ao longo do dia de sexta-feira e de sábado, os maiores nomes da indústria do entretenimento marcaram presença no Beato Innovation District. O grande destaque é Robert De Niro, vencedor de dois Óscares e protagonista de obras como “Taxi Driver”, “O Cabo do Medo”, “O Touro Enraivecido” e “O Padrinho: Parte II”.
O ator de 81 anos foi o protagonista do lançamento do Tribeca no primeiro dia, ao lado da produtora Jane Rosenthal. Já no segundo dia do evento, o italo-americano apresentou “Ezra”, filme que protagoniza. A obra acompanha a história de Max Bernal, um humorista de stand-up que vive com o pai enquanto tenta coeducar, com a ex-mulher, o seu filho autista. Quando são forçados a enfrentar decisões difíceis sobre o futuro, Max e Ezra embarcam numa viagem de carro pelo país e é essa viagem a catalisadora de um impacto transformador nas suas vidas. A sessão inclui um espaço de perguntas e respostas com o produtor Jon Kilik.
Whoopi Goldberg, vencedora de um Emmy, Globo de Ouro, Óscar e Tony, foi uma das convidadas para o painel que serviu de ponto de partida da estreia do Tribeca Film Festival na capital portuguesa. O evento contou ainda com a presença de Chazz Palminteri, que partilhou o palco com Albano Jerónimo, Victoria Guerra, Patrícia Vasconcelos, Pedro Lopes, Rui Maria Pêgo e Joana Vicente.
Ao longo dos dois dias de festival foram transmitidas várias produções nacionais. A escolhida para arrancar o evento foi “Podia Ter Esperado Por Agosto”, filme protagonizado por César Mourão, Júlia Palha e Kevin Dias e que, em agosto, se tornou na produção portuguesa mais vista nos cinemas em 2024.
Carregue na galeria e veja algumas fotografias do recinto do festival.