Cinema

É oficial: “Vitalina Varela” é o candidato português aos Óscares

O filme de Pedro Costa ficou com o lugar depois de “Listen” ter sido rejeitado pela Academia americana.
O filme tem a própria Vitalina Varela como protagonista.

Foi na sexta-feira, 18 de dezembro, que foi anunciado que a academia americana que organiza os Óscares rejeitou a candidatura portuguesa ao prémio de Melhor Filme Estrangeiro com “Listen” — um cenário já antecipado pela Academia Portuguesa de Cinema, já que existe um requisito que obriga a que as produções sejam, pelo menos, 50 por cento faladas numa língua que não o inglês.

A justificação dada pela entidade nacional prende-se com o teor do próprio filme, que se centra numa família emigrante portuguesa em dificuldades com o sistema de imigração no Reino Unido.

Assim, foi feita uma votação durante o fim de semana para escolher o novo candidato nacional. “Mosquito”, “Patrick” e “Vitalina Varela” eram as possibilidades. Foi este último filme, dirigido pelo cineasta Pedro Costa, que acabou por vencer.

“Vitalina Varela” estreou em Portugal em 2019 e tem sido um sucesso junto da crítica internacional e dos cinéfilos mais devotos — Spike Lee foi um dos que elogiaram publicamente o trabalho. Leia o artigo da NiT sobre o sucesso que “Vitalina Varela” tem feito lá fora. A próxima edição dos Óscares está marcada para 25 de abril de 2021.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT