June Squibb tinha 61 anos quando apareceu num filme pela primeira vez. Estávamos em 1990 e, desde então, apareceu em obras como “As Confissões de Schmidt” e “Nebraska”, que lhe rendeu uma nomeação de Melhor Atriz Secundária nos Óscares de 2014. Após décadas em papéis secundários, conseguiu o seu primeiro trabalho como atriz principal, aos 94 anos.
A norte-americana é a estrela de “Thelma“, lançado em 2024, que estreou a 21 de junho na plataforma de streaming SkyShowtime. Aqui interpreta Thelma Post, uma destemida avó de 93 anos que, após ser enganada por um burlão ao telefone que finge ser o seu neto, embarca numa missão por Los Angeles.
Ao seu lado tem Ben (Richard Roundtree), um amigo idoso de longa data, e a sua scooter. Juntos, pretendem recuperar o que lhe foi roubado. O elenco também conta com Parker Posey, Clark Gregg, Nicole Byer e Malcolm McDowell. Já a realização ficou a cargo de Josh Margolin — foi também a sua primeira vez neste cargo.
Nos Estados Unidos, a obra estreou a 21 de junho do ano passado. Não teve uma passagem pelos cinemas nacionais, mas foi exibido no festival Outsiders, que decorreu entre 11 e 16 de março em Lisboa.
No agregador Rotten Tomatoes, conta com uma pontuação média de 98 por cento dos críticos e 83 por cento do público. “O que se desenrola é um ‘Missão Impossível’ em scooters de mobilidade com uma banda sonora a condizer. Thelma e Ben atrás dos vigaristas; Danny e os pais a perseguirem Thelma e Ben. Cheio de humor e com uma boa dose de tristeza”, descreveu o “The Australian”.
“‘Thelma’ pode parecer o tipo de filme que aposta em velhinhos a dizer as coisas mais inesperadas para arrancar gargalhadas. Mas acaba por ser sustentado por um argumento consistentemente engraçado e pelas interpretações cómicas de alto nível”, comentou a revista “Empire”.
Carregue na galeria para conhecer outros filmes que estreiam em junho nas plataformas de streaming.