Cinema

“Encanto”: o novo filme da Disney passa-se na América Latina (e estreia esta quinta)

Foi realizado pela dupla responsável por “Zootrópolis”. A magia de uma família colombiana está no centro da história.
"Encanto" estreia nos cinemas a 25 de novembro.

Chama-se “Encanto”, estreia nos cinemas esta quinta-feira, 25 de novembro, e é o novo filme de animação da Disney. Realizado por Jared Bush e Byron Howard (a dupla responsável por “Zootrópolis”), as canções da banda sonora original foram compostas por Lin-Manuel Miranda. Esta não é a primeira colaboração entre o artista da Broadway e os estúdios da Disney. Em 2016 foi o responsável pelas músicas de “Vaiana”.

A história de “Encanto” passa-se na Colômbia. O enredo acompanha a família Madrigal, que vive numa casa mágica em Encanto, onde a maior parte das crianças é dotada de super-poderes, como força sobrehumana, poder de cura e habilidade para falar com animais. 

Apesar de Mirabel, a filha desta família, não ter qualquer tipo de poder, é nela que reside a esperança da aldeia quando a magia de Encanto é posta em causa. É esta a premissa inicial para aquela que é a 60.ª produção animada da Disney.

A história começa antes, contudo. Enquanto foge de casa por causa dos conquistadores europeus, Alma “Abuela” Madrigal perde o marido. Mas consegue salvar os filhos Julieta, Pepa e Bruno. Graças a um milagre, uma vela que ela tem protege a pequena aldeia nas montanhas que é conhecida como Encanto. 

A nova casa da Abuela cresce e dá à família Madrigal os tais super-poderes. Bruno, que recebeu a habilidade de prever o futuro, foge devido às previsões negativas. A filha de Julieta é a protagonista Maribel. No dia em que António, o filho mais novo de Pepa, vai receber o seu dom, Mirabel dá-lhe a coragem para ir à cerimónia.

António passa a conseguir falar com animais e a aldeia inteira celebra. Mirabel está feliz por ele, mas continua triste por ela própria não ter nenhum poder especial. De repente, vê falhas a formarem-se em torno da casa, mas quando conta a toda a gente, já tudo voltou ao normal. Por isso, a família começa a pensar que ela está bastante ansiosa.

Entretanto, descobre que a sua abuela acredita em si. Depois de perguntar à sua prima Dolores, que consegue ouvir tudo, ela confronta a irmã mais velha, Luísa, que tem força sobrehumana. Mirabel faz com que ela confesse que se sente demasiado sobrecarregada pela família e revela que, quando se sentiu fraca depois de ter visto as falhas na casa, foi para o quarto de Bruno.

Mirabel entra na divisão e descobre que é uma cave cheia de areia. Lá, tem uma visão que supostamente demonstra que ela é a causa de a casa se estar a partir. Depois, Luísa diz que a sua força extraordinária está a fragilizar-se. A abuela pede a Mirabel que não conte nada a ninguém porque a sua irmã mais velha Isabela vai casar-se e não quer estragar o momento.

Isto espoleta uma série de conflitos dentro da família, que vão levar a revelações surpreendentes. Os Madrigal vão ter de chegar ao fundo do poço para perceberem que o mais importante é mesmo a união familiar. E assim vão poder reconstruir a magia que os caracteriza. 

O elenco de vozes inclui nomes como Stephanie Beatriz, María Cecilia Botero, John Leguizamo, Mauro Castillo, Jessica Darrow, Angie Cepeda, Carolina Gaitan, Diane Guerrero, Wilmer Valderrama ou Rhenzy Feliz, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outros dos principais filmes que vão estrear até ao final do ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT