Cinema

Erro em cirurgia quase matou Arnold Schwarzenegger

O ator de 76 anos recordou uma das complicadas operações ao coração a que foi sujeito em 2019.
O ator tem 76 anos.

Ele é o Exterminador Implacável. O culturista austríaco que abalou os Estados Unidos com os seus músculos. O estrangeiro que se americanizou e chegou ao cargo de governador da Califórnia. Mas também é um humano como nós, como fez questão de recordar num vídeo partilhado no YouTube a 23 de agosto.

No monólogo, o ator de 76 anos fala sobre os seus problemas cardíacos e sobre o sobressalto que viveu durante a terceira cirurgia a que foi sujeito em 2019, imediatamente antes do arranque das gravações de “Exterminador Implacável: Destino Sombrio”.

“Acordei e de repente todos os médicos estavam alinhados à minha frente. ‘Pedimos desculpa, mas isto não estava nos planos’, disseram”, começou por contar. “Explicaram-me que tinham cometido um erro e tinham perfurado a parede do coração e, ao fazê-lo, tiveram que me abrir muito rapidamente para me salvarem a vida.”

O erro provocou uma inesperada hemorragia interna que foi rapidamente tratada com sucesso. O incidente não deixou marcas nem sequelas, mas Schwarzenegger admite que ficou “completamente passado” quando soube.

Apesar de não ter provocado consequências graves, a recuperação foi naturalmente mais demorada. E Schwarzenegger demonstra-o com a publicação de várias imagens suas, a caminhar com muita dificuldade nos corredores do hospital.

“A conclusão é a de que não é possível puxar os ponteiros do relógio para trás. Eu estava um desastre. Como saía dele? Tive de moderar a velocidade. Recompus-me, meti uma nova mudança e pensei: ‘Bem, o que eu tenho de fazer para sair deste hospital?’”

Conseguir dar, pelo menos, dez passos consecutivos foi um processo difícil. “Parecia um idiota a cambalear pelo corredor fora. Mas, ao fim e ao cabo, tinha de cumprir com aquilo que o médico me pedia, tinha de exercitar os pulmões porque se apanhasse uma pneumonia, podia morrer.” Três meses depois já gravava um novo filme.

Os problemas cardíacos do ator começaram em 1997, altura em que foi diagnosticado com uma válvula bicúspide e imediatamente submetido a uma cirurgia para colocação de uma nova válvula.

Carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em setembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT