Cinema

Vem aí uma programação especial dedicada a Stanley Kubrick na televisão portuguesa

Se for subscritor da TVCine vai poder ver quatro filmes de um dos mais conceituados realizadores de cinema de sempre.
Vai poder ver "Laranja Mecânica".

O mês de agosto no TVCine traz uma programação especial para os fãs de um dos maiores realizadores de sempre — Stanley Kubrick, conhecido pela cenografia meticulosa, técnicas de filmagem pioneiras, pesquisa obsessiva e um uso evocativo da música.

Durante a sua carreira, Kubrick não se ficou por apenas um género de filme, flutuando muitas vezes entre sátira política e o thriller erótico até aos filmes de guerra, terror e ficção científica. A homenagem ao realizador será feita com a emissão de quatro das suas mais famosas produções no TVCine Edition, sempre pelas 22 horas.

No dia 7 de agosto é transmitido “Lolita”, uma comédia trágica sobre a obsessão (um dos temas muitas vezes abordados por Stanley). Com interpretações de Gary Cockrell, Sue Lyon, James Mason, Shelley Winters e Diana Decker, o filme conta a divertida e perturbadora história de um amor proibido.

No sábado seguinte, dia 14, o filme escolhido foi “2001: Odisseia no Espaço”. Este projeto retrata a luta entre o Homem e a máquina. Depois da descoberta de monólitos na Terra e na Lua, uma equipa parte numa expedição espacial para descobrir a sua origem. É aqui que começam os confrontos pelo controlo da missão entre o astronauta Bowman e HAL 9000, o computador que controla a nave. O elenco é constituído por Keir Dullea, Gary Lockwood, Leonard Rossiter, William Sylvester e Daniel Richter.

Uma semana depois será “Laranja Mecânica” que lhe fará companhia durante a noite de sábado. O filme retrata o trajeto de Alex DeLarge (Malcom McDowell) desde punk amoral a respeitável cidadão, após uma lavagem ao cérebro. Além de McDowell, o filme é protagonizado por Michael Bates, Warren Clarke, Patrick Magee e John Clive.

O último filme deste mês especial será “Barry Lyndon”, com Marisa Berenson, Patrick Magee, Hardy Kruger, Ryan O’Neal e Gay Hamilton. Esta produção de 1975 conta a história de um vigarista irlandês que conquista o coração de uma viúva rica, assumindo a posição do seu falecido marido na aristocracia britânica do século XVIII.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT