NiTletter
Cinema
NEW iN ROCKWATTLET'S ROCK

Cinema

Este ciclo de cinema do Nimas é imperdível para os fãs de Kubrick

A programação conta com filmes do realizador todos os dias até 9 de julho. Os bilhetes podem ser comprados online.

O Cinema Medeia Nimas, em Lisboa, preparou um ciclo para os fãs de um dos nomes incontornáveis quando se fala em realização cinematográfica. Falamos de Stanley Kubrick, conhecido pela cenografia meticulosa, técnicas de filmagem pioneiras, pesquisa obsessiva e um uso evocativo da música.

O ciclo arrancou no passado domingo, 15 de junho, mas cada um dos filmes será exibido duas vezes, o que permite ver (ou rever) caso não possa na primeira. A sessão inaugural foi marcada por “Lolita” (1962), que regressa ao ecrã a 25 de junho. O filme é uma comédia trágica sobre a obsessão (um dos temas muitas vezes abordados por Kubrick) e conta com interpretações de Gary Cockrell, Sue Lyon, James Mason, Shelley Winters e Diana Decker.

Já esta sexta-feira, 20 de junho, vai ser exibido “De Olhos Bem Fechados”, uma dos obras mais controversas do realizador. O filme de 1999 foi o último de Kubrick, que morreu cinco dias depois de mostrar a sua versão final ao estúdio.

No sábado seguinte, dia 21, o filme será “2001: Odisseia no Espaço” (1968). Este projeto retrata a luta entre o Homem e a máquina. Depois da descoberta de monólitos na Terra e na Lua, uma equipa parte numa expedição espacial para descobrir a sua origem. É aqui que começam os confrontos pelo controlo da missão entre o astronauta Bowman e HAL 9000, o computador que controla a nave.

Os bilhetes estão disponíveis online.

Domingo, 22 de junho, ficará marcado por “Barry Lyndon”, com Marisa Berenson, Patrick Magee, Hardy Kruger, Ryan O’Neal e Gay Hamilton. Esta produção de 1975 conta a história de um vigarista irlandês que conquista o coração de uma viúva rica, assumindo a posição do seu falecido marido na aristocracia britânica do século XVIII.

Laranja Mecânica” será exibido a 2 de julho, quarta-feira. O filme de 1971 é uma das obras mais aclamadas do realizador e retrata o trajeto de Alex DeLarge (Malcom McDowell) desde punk amoral a respeitável cidadão, depois de uma lavagem ao cérebro. Poderá ainda contar com “Nascido Para Matar” (1987) no dia 4 de julho, o enredo acompanha J. T. Davis (Matthew Modine) durante o período da recruta e tudo o que experiência quando é destacado para o Vietnam.

A programação do ciclo, que terminará a 9 de julho, pode ser consultada online. Serão ainda exibidos outros filmes muito marcantes de Kubrick, como “Um Roubo no Hipodromo” (1956), “Spartacus” (1960) e “O Beijo Assassino” (1955). A grande exceção é o “Shining” que não pode ser apresentado antes da conclusão do seu restauro em 4K.

Os bilhetes podem ser comprados online.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Avenida 5 de Outubro n.º 42
    1050-083 Lisboa
  • HORÁRIO
  • 13:00 - 22:00

ARTIGOS RECOMENDADOS

ENTRETANTO EM