Cinema

Este fim de semana, o fenómeno “Barbenheimer” chega à televisão. E há muito mais para ver

"Barbie" e "Oppenheimer" vão ser exibidos nos próximos dias. Há também outras obras vencedoras de Óscares para assistir no conforto do sofá.
A dupla cinematográfica volta a estar lado a lado.

A 20 de julho de 2023, chegaram às salas de cinemas nacionais duas das produções mais aguardadas desse ano. “Barbie” e “Oppenheimer” eram totalmente opostos, levando a discussões sobre qual o melhor. Este contraste levou rapidamente à criação da expressão “Barbenheimer”, um termo que juntava o título de ambos os filmes.

As redes sociais encheram-se de memes, trailers falsos e apostas sobre qual faturaria mais dinheiro nas bilheteiras mundiais. Parece que o fenómeno se vai repetir este fim de semana na televisão portuguesa: as produções de sucesso vão ser exibidas no canal TVCine Top.

“Barbie” acompanha a vida desta personagem na Barbieland, onde tudo é perfeito. No entanto, quando começa a falar sobre temas existenciais com as outras bonecas da Mattel — “alguma vez pensaram sobre a morte?”, questiona a protagonista a meio de uma festa —, a sua vida muda por completo.

Sem a magia que a caracteriza, Barbie e o pseudo-namorado Ken partem para o “mundo real”, para tentar encontrar uma solução para este problema. Mas a única coisa com que se vão deparar são mais dilemas inconvenientes. Na gala de 2024 dos Óscares, o filme recebeu a estatueta de “Melhor Canção Original”. 

A obra realizada por Greta Gerwig concorria a oito categorias, mas, em muitas delas, foi “Oppenheimer”, de Christopher Nolan, que saiu vitorioso com sete estatuetas douradas. A história desenrola-se durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha uma equipa de cientistas que passa anos a desenvolver a bomba atómica.

A narrativa baseia-se no livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, vencedor de um prémio Pulitzer. A adaptação acabou por fazer história. Com 853 milhões de euros arrecadados nas bilheteiras mundiais, tornou-se no filme biográfico mais rentável de sempre.

Entre esta sexta-feira, 28 de março, e domingo, 30, poderá ver outras obras nomeadas (e vencedoras) de Óscares na televisão. Carregue na galeria e conheça as melhores propostas.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT