Cinema

Estes dois filmes vencedores de Óscares estreiam na televisão portuguesa em novembro

"Nomadland — Sobreviver na América" fez história na 93.ª edição da cerimónia. Por outro lado, "Judas e o Messias Negro" conta uma história real.
Foi o grande vencedor dos Óscares.

Os canais TVCine já são conhecidos por serem muitas vezes os primeiros a trazer à televisão portuguesa os melhores (e mais populares) filmes do ano. Novembro não foge à regra, por isso vamos poderemos ver dois dos vencedores da 93.ª edição dos Óscares precisamente nestes canais do cabo.

O primeiro é “Nomadland — Sobreviver na América”. O projeto realizado por Chloé Zhao foi mesmo o grande vencedor da gala de 2021, contando com três prémios, entre eles o de Melhor Filme. Além disso, o filme fez com que Chloé Zhao se tornasse na primeira mulher não-caucasiana (e apenas a segunda mulher) em 93 anos a receber o Óscar de Melhor Realização.

O filme retrata a história de Fern (Frances McDormand). É uma mulher que, após perder tudo na crise económica, embarca numa viagem pelo oeste americano, vivendo como uma nómada dos tempos modernos. 

Graças a esta personagem, McDormand ganhou o terceiro Óscar de Melhor Atriz da sua carreira. Antes da principal cerimónia da indústria cinematográfica, “Nomadland — Sobreviver na América” já tinha recebido mais de duas centenas de prémios, incluindo Globos de Ouro, BAFTA, o Prémio do Público do Festival de Toronto e o Leão de Ouro no Festival de Cinema de Veneza.

A produção realizada por Chloé Zhao estreia no TVCine Top a 12 de novembro pelas 21h30.

Uma semana depois é “Judas e o Messias Negro” que chega pela primeira vez à televisão nacional. O filme rendeu a Daniel Kaluuya o Óscar de Melhor Ator Secundário, graças ao seu papel enquanto Fred Hampton. Ativista, revolucionário afro-americano e líder do Partido dos Panteras Negras, Hampton acabou por ser assassinado a tiro pelo FBI após ter sido traído por um agente infiltrado.

Inspirado em acontecimentos reais, “Judas e o Messias Negro” recupera um episódio marcante da luta pelos direitos civis nos Estados Unidos da América e recorda mensagens cuja força, mais de 50 anos após a morte de Hampton, não se perdeu. 

Além de Kaluuya, o filme conta com LaKeith Stanfield (o tal agente infiltrado), Jesse Plemons, Dominique Fishback, Ashton Sanders e Martin Sheen no elenco. Nomeado em seis categorias nos Óscares, incluindo a de Melhor Filme, venceu também o Óscar de Melhor Canção Original, com “Fight For You”, da autoria de H.E.R.

Tal como “Nomadland — Sobreviver na América”, esta produção estreia no TVCine Top, desta vez a 19 de novembro pelas 21h30.

Carregue na galeria para descobrir os principais filmes que estreiam em Portugal até ao final de 2021. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT