Cinema

“Fala Comigo” é candidato a melhor filme de terror do ano. E já chegou aos cinemas

Peter Jackson diz que é o melhor filme de terror que viu nos últimos anos. Jordan Peele e Ari Aster desfizeram-se em elogios.
Veja. Se tiver coragem.

Danny e Michael Philippou estão a viver o sonho. Cineastas novatos, arriscaram e conseguiram levar oseu  primeiro grande filme aos cinemas. Mas mais do que isso, a produção de terror está a ser alvo de todos os elogios, sobretudo vindos de nomes de relevo em Hollywood.

Não é todos os dias que Peter Jackson, o oscarizado homem por detrás do sucesso da trilogia de “O Senhor dos Anéis” faz uma declaração de amor a um filme. “É assustador e perturbador, no melhor sentido possível. ‘Fala Comigo’ não é apenas bom, é ótimo. O melhor e mais intenso filme de terror que vi nos últimos anos”, escreveu sobre o filme que chega esta quinta-feira, 24 de agosto, aos cinemas portugueses.

Também Jordan Peele e Ari Aster, nomes de referência e criadores de êxitos recentes no cinema de terror, fizeram questão de contactar diretamente os gémeos Philippou. Ao telefone, só deixaram elogios, contam os próprios. “O Ari disse que o filme era ‘especial’. E agora somos amigos do Ari Aster.”

“Fala Comigo” já arrecadou perto de 30 milhões de euros e tem sido um êxito tremendo. Tanto que já ultrapassou a performance de “Midsommar” de Ater — e tem confirmada uma sequela.

No centro desta história está Mia, uma jovem que ainda tenta recuperar da morte da mãe. A jovem passa a vida em casa da amiga Jade e acaba por criar uma ligação forte de amizade com o irmão mais novo da família, Riley.

As amigas são então convidadas para irem a uma festa a casa dos amigos Hayley e Joss, viciados em vídeos de fenómenos sobrenaturais. Particularmente os de pessoas que terão sofrido uma possessão demoníaca após tocarem num estranho artefacto, uma espécie de mão mumificada. Riley acaba a tentar replicar a experiência e gosta.

Ansiosa por repetir as emoções, ela e Jade organizam um novo encontro com a mão no centro das festividades. Riley, que está presente, implora para que o deixem também viver a experiência.

Reticente, a irmã acaba por concordar, mas apenas se a experiência for mais curta. Deveria apenas estar em contacto com a mão durante 60 segundos cronometrados, ao invés dos habituais 90. É a partir daqui que tudo começa a correr mal, à medida que novas e tenebrosas forças sobrenaturais parecem libertar-se e atormentar todos os presentes.

O filme, escrito por Daley Pearson, conta com um elenco com nomes como Daley Pearson. It stars Sophie Wilde, Alexandra Jensen, Joe Bird, Otis Dhanji, Miranda Otto, Zoe Terakes, Chris Alosio, Marcus Johnson e Alexandria Steffensen.

Com uma nota de 94 por cento no agregador de críticas Rotten Tomatoes, é um dos mais bem pontuados filmes de 2023. Entre as dezenas de opiniões positivas, os críticos aplaudem a fuga aos “sustos fáceis”, investindo sobretudo em ambientes “perturbadores”.

“Não é um filme para quem tem o coração fraco. Não é um filme para quem acredita que os filmes de terror ficam para trás assim que saímos da sala”, nota o crítico da “ReelViews”. “Apesar de depender de alguns clichés do género e outras convenções de estilo, tem um argumento devastador e um elenco carismático, que tornam o filme numa aterradora e desoladora história sobre o luto”, conclui a “AV Club”.

Carregue na galeria para ficar a conhecer as novas séries que chegam à televisão em agosto.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT