Cinema

Fãs de “Caça-Fantasmas”, ainda estão por aí? O novo filme estreia agora nos cinemas

A mais recente sequela da saga chega esta quinta-feira. Os atores originais estão de volta, mas não são os protagonistas.
Finn Wolfhard é um dos protagonistas.

Em 1984 estreou nos cinemas uma comédia de fantasia que rapidamente conquistou um estatuto de culto. Em “Os Caça-Fantasmas”, acompanhamos um grupo de homens que se especializa em caçar e apanhar fantasmas na cidade de Nova Iorque — numa altura em que os espíritos do além estão por todo o lado.

O filme deu origem a uma sequela, em 1989, e a saga ficou por aí. Até 2016. Quando Hollywood iniciou a era de se desdobrar em remakes, spinoffs e continuações de filmes icónicos, “Os Caça-Fantasmas” teve direito a uma nova versão com protagonistas femininas. Contudo, a produção não foi um grande sucesso de bilheteira nem tão pouco foi aclamada pela crítica.

Cinco anos depois, chega uma nova tentativa. “Caça-Fantasmas: O Legado” estreia nos cinemas esta quinta-feira, 25 de novembro. E é, literalmente, um projeto de herança. O realizador é Jason Reitman, filho do realizador e co-argumentista do primeiro filme, Ivan Reitman.

Este novo capítulo da saga ignora por completo o filme de 2016 e apresenta-se como uma sequela das duas produções dos anos 80. A história passa-se mais de 30 anos depois e centra-se sobretudo em dois adolescentes, Trevor (Finn Wolfhard) e Phoebe (Mckenna Grace).

São os filhos de Callie (Carrie Coon), que acaba de mudar a família para uma casa rural no Oklahoma que pertencia ao pai — e que agora morreu. Rapidamente se vai perceber que o progenitor era Egon Spengler, um dos “Caça-Fantasmas” originais, personagem interpretada por Harold Ramis (que faleceu em 2014).

Não demora muito tempo até que Trevor e Phoebe comecem a explorar a casa que pertencia ao avô. E, claro que se vão deparar com tecnologia avançada que serve para caçar fantasmas, uma arte que eles não dominam. Há uma nova personagem que também se torna relevante para o uso destes artefactos tecnológicos.

Paul Rudd interpreta o professor de ciências Grooberson, que dá aulas na escola local e que também se vai tornar um interesse amoroso para a mãe solteira Callie. Quando algo de bizarro começa a acontecer na cidade, Trevor e Phoebe vão ter de desenvolver habilidades semelhantes às do avô para fazerem aquilo que ele fazia melhor. E assim poderão honrar o seu legado.

É esta a premissa do novo “Caça-Fantasmas”, um filme que inclui participações dos outros protagonistas originais. Bill Murray, Dan Aykroyd, Ernie Hudson e Sigourney Weaver participam na história nos papéis de Peter Venkman, Ray Stantz, Winston Zeddemore e Dana Barrett Venkman. O elenco inclui ainda Logan Kim, Celeste O’Connor ou J.K. Simmons, entre outros.

O filme não tem sido muito elogiado pela crítica internacional, mas uma coisa é certa: os elementos que tornaram “Caça-Fantasmas” um ícone estão todos presentes. O lado mais inovador em relação aos outros capítulos da saga tem a ver com o foco nas personagens adolescentes. E a troca da metrópole de Nova Iorque pela América rural (que tantas vezes serviu de cenário a histórias sobrenaturais no cinema).

Carregue na galeria para conhecer alguns dos principais filmes que ainda vão estrear em Portugal até ao final do ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

Novos talentos

AGENDA NiT