Portugal prepara-se para festejar os 51 anos da revolução de 25 de Abril de 1974 e os canais de televisão decidiram marcar a data com uma programação especial. Na RTP1, por exemplo, pode ver “Capitães de Abril” já esta sexta-feira, às 15 horas.
Ao longo de pouco mais de duas horas, o filme retrata de forma quase documental os acontecimentos da madrugada de 24 de abril e do dia da revolução. Desde a saída de Salgueiro Maia e das suas tropas do quartel de Santarém à libertação dos presos políticos de Caxias, passando pela detenção de Marcelo Caetano, a ocupação do Rádio Clube Português ou a manifestação trágica em frente à sede da antiga PIDE.
No elenco estão nomes como Maria de Medeiros, que relata a história da revolução dos cravos, e ainda Stefano Accorsi, Joaquim de Almeida, Frédéric Pierrot, Manuel João Vieira, Marcantonio Del Carmo, Rita Durão e Manuel Manquiña.
Outra obra obrigatória para este fim de semana prolongado é “Oppenheimer”, o grande vencedor dos Óscares de 2024. O filme realizado por Christopher Nolan arrecadou sete estatuetas, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator Principal (Cillian Murphy) e Melhor Ator Secundário (Robert Downey Jr.).
A história passa-se durante a Segunda Guerra Mundial e acompanha uma equipa de cientistas que passou anos a desenvolver a bomba atómica. A narrativa tem por base o livro “American Prometheus: The Triumph and Tragedy of J. Robert Oppenheimer”, de Kai Bird e Martin J. Sherwin, vencedor de um prémio Pulitzer.
“Oppenheimer” não é o único vencedor do Óscar de Melhor Filme que vai passar nos próximos dias. Na AMC, o destaque vai para “Tudo em Todo o Lado ao Mesmo Tempo”, a obra mais premiada de sempre.
A produção mistura comédia, ficção científica e drama e segue a história de Evelyn Wang, interpretada por Michelle Yeoh, uma imigrante chinesa nos Estados Unidos que gere uma lavandaria com o marido Waymond (Ke Huy Quan).
Enquanto tenta resolver problemas financeiros e familiares, Evelyn descobre, de forma inesperada, que é a peça central numa guerra interdimensional e a única capaz de salvar o multiverso de uma entidade caótica chamada Jobu Tupaki, que, para seu espanto, é uma versão alternativa da sua filha Joy (Stephanie Hsu).
Carregue na galeria e conheça outros filmes que tem mesmo de ver este fim de semana.