Cinema

Festival Política vai levar música e filmes ao Cinema São Jorge

O evento está marcado para Lisboa de 22 a 25 de abril e para Braga de 6 a 8 de maio.
A entrada é gratuita

Está a chegar a edição deste ano do Festival Política. Desta vez, o evento dedica-se ao tema “Fronteiras” e decorre de 22 a 25 de abril no Cinema São Jorge, em Lisboa. Além da visão óbvia das fronteiras como algo político, o festival abordará ainda questões como os direitos humanos, o racismo, a discriminação ou a intolerância. Às conversas com deputados irão juntar-se espetáculos, humor, cinema, música, performances e debates, em cerca de 20 atividades gratuitas.

Para os cinéfilos, este festival conta com a exibição de 18 filmes. Aqui destaca-se a antestreia do documentário “Collective”, nomeado para os Óscares de Melhor Documentário e Melhor Filme Estrangeiro. A obra romena fala sobre o incêndio de 2015 numa discoteca de Bucareste onde morreram 27 pessoas e mais de 180 ficaram feridas.

Entre os vários espetáculos a que poderá assistir estão “Fronteiras”, de André Murraças; “Homens que são como lugares mal situados/ Homens que são como casas saqueadas, Daniel Faria”, de Valério Romão e José Anjos; e um espetáculo de stand-up comedy sobre discriminação e direitos humanos, de Carlos Pereira.

Esta edição tem “uma programação que reflete o confinamento que a pandemia impôs a grande parte da população, mas também as fronteiras que separam o centro e a periferia de Lisboa, a par das realidades das populações migrantes e das lutas pelos direitos humanos que se tornaram ainda mais urgentes no contexto atual. Fronteiras como muros, não só os físicos como os políticos, económicos e mentais“, diz em comunicado o diretor artístico, Rui Oliveira Marques.

Em ano de pandemia, os workshops decorrerão pela primeira vez em formato online. Para inscrever-se deverá enviar um email para participa.politica@nullgmail.com.

Um dos pontos de destaque sobre este festival é também a acessibilidade, uma vez que todas as sessões têm legendagem e tradução em Língua Gestual Portuguesa. Entre 6 e 8 de maio será a vez de Braga receber o evento.

Embora todas as sessões sejam gratuitas, será necessário levantar os bilhetes na bilheteira do Cinema São Jorge. Vão estar disponíveis apenas no próprio dia. Todas as informações e a programação completa estão disponíveis no site do evento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT