Cinema

Gene Hackman e a mulher morreram de causas naturais com uma semana de diferença

O ator foi vítima de doença cardíaca, enquanto Betsy Arakawa contraiu um vírus. O alzheimer do artista terá sido um fator significativo.
Foram encontrados mortos em casa.

Acabou-se o mistério em torno das mortes de Gene Hackman, vencedor de dois Óscares, e da mulher, Betsy Arakawa, de 95 e 63 anos, respetivamente, após terem sido encontrados mortes em casa a 26 de fevereiro. Ambos morreram de causas naturais e com uma semana de diferença, revelaram as autópsias realizadas esta sexta-feira, 7 de março.

A pianista terá sido vítima de síndrome pulmonar por hantavírus, uma doença rara que, segundo o Gabinete de Investigação Médica do Novo México, é transmitida aos seres humanos por roedores infetados. O vírus não pode, no entanto, ser passado de pessoa para pessoa.

Semelhante à gripe, a doença que atingiu Arakawa leva a sintomas como febre, dores musculares, tosse, por vezes vómitos e diarreia. Estes sinais podem progredir para falta de ar, assim como insuficiência cardíaca e pulmonar. Depois disso, a vítima é consumida pela doença “muito rapidamente”, segundo a médica legista Heather Jarell, citada pelo “Indiewire”. 

No caso de Hackman, por sua vez, que foi considerado morto uma semana após a perda da esposa, foram encontrados sinais de doença cardíaca grave e múltiplos ataques cardíacos. A causa oficial da morte foi revelada como “doença cardiovascular hipertensiva e aterosclerótica”, confirmou um investigador médico de Santa Fé.

Nos mesmos testes, foi considerado que o Alzheimer e que a hipertensão arterial crónica também estavam entre os “fatores contribuintes significativos” na morte. De acordo com a investigação, o pacemaker do ator apresentou atividade, pela última vez, a 18 de fevereiro, que terá sido a data da tragédia.

Devido à condição de Hackman, os especialistas acreditam que o ator não ficou em casa durante uma semana enquanto a esposa estava morta, não sabendo que estava sem vida ou não sabendo como podia ajudá-la. “Não estou ciente de qual era sua capacidade normal de funcionamento diário. Estava em um estado de saúde muito precário”, continuou o legista.

Quanto à causa da morte do cão que foi encontrado junto aos corpos, ainda não foi determinada. Sabe-se, porém, que os cães não podem contrair hantavírus. Além disso, não parece ter existido comunicação entre o casal depois de 11 de fevereiro.

Foram encontrados “em estado de mumificação”

Betsy foi descoberta na casa de banho, onde estavam espalhados vários comprimidos ao seu lado. Apresentava “inchaço no rosto” e as mãos e pés encontravam-se em estado de mumificação, adianta o “TMZ”. O pastor alemão do casal também foi encontrado morto a poucos metros da pianista.

Gene Hackman foi encontrado na sala, aparentemente após uma queda súbita. O seu corpo estava “parcialmente mumificado”, revela o “TMZ”.

As filhas do ator, Leslie e Elizabeth Hackman, contaram ao jornal “Daily Mail” que suspeitavam que o falecimento do pai e da madrasta pudesse ter sido causado por uma fuga de monóxido de carbono. No entanto, esta hipótese foi refutada pelos bombeiros, que afirmaram não haver qualquer indício de fuga de gás ou de fumo.

Ao longo de seis décadas de carreira, Hackman recebeu vários prémios, entre os quais dois Óscares — de Melhor Ator Principal em “The French Connection”, de 1971, e Melhor Ator Secundário em “Imperdoável”, de 1972 —, dois BAFTA, quatro Globos de Ouro e um prémio do Screen Actors Guild.

Leia o artigo da NiT e conheça melhor a história do ator que sempre teve “problemas com a autoridade”.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT