Cinema

HaHa Art: Cineclube de Pombal cria o primeiro festival português de cinema de comédia

As sessões competitivas decorrerão entre 18 e 20 de novembro, com 40 filmes nacionais e internacionais a concurso.
O objetivo é fazer o público rir, claro.

Em Portugal realizam-se vários festivais de cinema, como o IndieLisboa, o Porto/Post/Doc, o Cinanima, FilmFest, MOTELX, entre muitos outros. Contudo, ainda não existia nenhum evento focado nos filmes de comédia, género no seio do qual não costumam despontar muitas obras-primas da cinematografia, mas apreciado por todos pelas gargalhadas que proprociona. Pombal decidiu revolucionar o panorama nacional e criou o HaHa Art, focado nestas produções humorísticas.

“Há uma série de festivais, alguns temáticos, mas a maioria são generalistas. E a comédia parece que não existe. Em Portugal e também a nível mundial, porque não há muitos festivais que lhe sejam dedicados”, conta Carlos Calika, o organizador, à “Lusa”, citado pelo “Observador”.

Organizada pelo CineClube, a iniciativa quer colocar Pombal no mapa cinematográfico com através de algo que não se vê noutros locais, ao mesmo tempo que valorizam a comédia e apoiam o cinema nacional.

Segundo Carlos Calika, a criação de um filme que faz os espectadores rir é uma arte. “Não é só a piada fácil, o sketch, a queda, o ridículo. Há vários tipos de humor e o inteligente é o mais difícil de fazer”, confessa.

As candidaturas abriram no início de julho e o feedback tem sido “avassalador”. “Já temos quase 200 filmes de cerca de 30 países”, revela. A maioria vem de Espanha, Estados Unidos e China, mas também algumas produções da Islândia, Chile, Arménia, Irão, entre outros.

Apesar da forte adesão, a organização lamenta o baixo número de projetos nacionais. “Nota-se o reflexo das diferentes sociedades. Há aspetos que supostamente são humor nos países de origem e nós não o entendemos como tal. É uma questão cultural.”

As seis sessões competitivas com 40 filmes a concurso decorrerão entre 18 e 20 de novembro, no Auditório Municipal e no Teatro-Cine de Pombal. Serão distinguidos os melhores filmes e realizadores nacionais e internacionais, e um galardão atribuído pelo público.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT