Cinema

Jake Gyllenhaal esteve muito perto de roubar o papel de Batman a Christian Bale

A trilogia épica de Christopher Nolan podia ter sido muito diferente. E havia até quem quisesse Leonardo DiCaprio como Enigma.

A trilogia Batman, criada por Christopher Nolan, ficou para a história do cinema, numa era onde o cineasta fez questão de traçar uma linha entre os seus trabalhos e os muitos blockbusters que inundam as salas de cinema. Porém, segundo David S. Goyer, um dos argumentistas da saga, o resultado poderia ter sido muito diferente.

Em vez da interpretação sombria e introspetiva de Christian Bale como o vigilante de Gotham, poderíamos ter tido uma versão interpretada por nada mais nem menos do que Jake Gyllenhaal. “Vários atores fizeram testes e eu defendia a escolha de Gyllenhaal”, revelou Goyer, no mais recente episódio do podcast “Happy Sad Confused”. “Vejamos, o Gyllenhaal é incrível. O Christian Bale também é incrível. Quem sabe o que seria?”

Jake Gyllenhaal não foi o único ator a quem foi negada a entrada no filme. “Após ‘O Cavaleiro das Trevas’, o chefe da Warner Bros. disse-nos na estreia: ‘Têm que fazer o Riddler. Leo [DiCaprio] no papel de Riddler. Tens que dizer ao Chris [Nolan], ponham o Leo como o Riddler'”, recordou Goyer. “E eu disse: ‘Oh amigo, não é assim que trabalhamos.'”

Segundo Goyer, Nolan tem um processo muito próprio e era firmemente contra a ideia de construir narrativas e filmes em torno de atores e personagens. “Os estúdios diziam sempre: ‘Quem será o vilão do próximo filme? Vamos construir um filme em torno disso.'”

Nolan, por sua vez, dá preferência a uma abordagem “mais natural”. “Primeiro decidimos que tipo de história queremos contar e só depois procuramos um vilão que se encaixe nessa história. Isso, em retrospetiva, foi revolucionário”, afirmou Goyer.

Mas foram feitas outras revelações. No caso do primeiro filme, Heath Ledger revelou-se um “vilão intelectual”, e por isso procuraram um “bruto” para servir de vilão na sequela, até que chegaram a Bane — num filme que Goyer diz ser “modelado como o Rocky 3”. “Tens que ser derrubado para te poderes levantar novamente”, concluiu.

A trilogia “O Cavaleiro das Trevas” de Christopher Nolan, composta pelos filmes “Batman — O Ínício” (2005), “O Cavaleiro das Trevas” (2008) e “O Cavaleiro das Trevas Renasce” (2012), foi um enorme êxito na bilheteira e na crítica. “O Cavaleiro das Trevas” destacou-se como o filme que mais dinheiro arrecadou em bilheteira em 2008, e “O Cavaleiro das Trevas Renasce” posicionou-se como o terceiro filme de maior bilheteira em 2012, ultrapassando inclusive a receita de “O Cavaleiro das Trevas”. “Batman — O Ínício” também teve um desempenho impressionante, sendo o nono filme no ranking do box office em 2005. No total, a trilogia arrecadou mais de 2 mil milhões de euros.

Além do sucesso financeiro, a trilogia foi aclamada pela crítica e recebeu impressionantes pontuações em sites de avaliação como o Rotten Tomatoes e o Metacritic. Heath Ledger, que interpretou o icónico personagem Joker, recebeu postumamente o Óscar de Melhor Ator Secundário.

Carregue na galeria para conhecer as novas séries que chegam à televisão em setembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT