Em 2019, “Joker” tornou-se no primeiro filme para maiores de 17 anos a conseguir faturar mais de mil milhões de dólares nas bilheteiras de todo o mundo. Foi um projeto super lucrativo, aclamado pela crítica e pelo circuito dos festivais de cinema. Nesse ano, acabou nomeado a 11 Óscares.
O sucesso foi tanto que a Warner Bros. terá insistido para que o realizador e co-argumentista Todd Phillips fizesse uma sequela. Para alegria de muitos fãs, a obra vai estrear a 4 de outubro de 2024. Sabe-se agora que será um musical, afirmam fontes da revista “Variety”.
A versão original do filme vai contar com 15 músicas “amplamente conhecidas”. Uma das faixas que fará parte desta “jukebox musical”, como é descrito, é “That’s Entertainment”, do musical “The Band Wagon”, de 1953, associado a Judy Garland. Ainda não foi revelada a lista completa de temas.
Existe também a possibilidade de serem criadas algumas canções originais. No entanto, o número certo é uma questão que se mantém em mistério. Hildur Guðnadóttir, a compositora do primeiro filme, diz que pretende “infundir as suas pistas [musicais] distintas e assustadoras” em cada projeto.
Os musicais Jukebox são conhecidos por apresentarem canções bastantes populares que tendem a tornar-se sucessos de bilheteira. Temos o caso de “Mamma Mia!” e de “Moulin Rouge!”, por exemplo. Este segundo filme recebeu mesmo oito nomeações aos Óscares.
Sobre a sequela de “Joker”, pouco mais se sabe. O filme está a ser descrito como um drama com elementos que acontecem dentro e ao redor do Asilo Arkham, um hospital psiquiátrico fictício em Gotham e que está presente nas histórias de banda desenhada americanas publicadas pela DC Comics.
Joaquin Phoenix, claro, mantém-se no papel do atribulado Arthur Fleck, que ao longo do primeiro filme atravessou uma espécie de metamorfose que resultou em Joker. A interpretação valeu-lhe o Óscar de Melhor Ator. A produção conquistou ainda a estatueta dourada para Melhor Banda Sonora.
Zazie Beetz, que interpretou Sophie no primeiro filme (a vizinha de Arthur Fleck), também poderá voltar ao elenco — embora essa informação não esteja totalmente confirmada. Ficou implícito que Sophie foi assassinada por Arthur, mas vários meios de comunicação noticiaram que Zazie Beetz teria estado em negociações para voltar ao papel.
A grande novidade, claro, é Lady Gaga como Harley Quinn — uma personagem que nas histórias costuma ser igualmente lunática e que é a namorada e parceira no crime de Joker. No elenco estão também confirmados Brendan Gleeson, Catherine Keener, Zazie Beetz ou Troy Metcalf, entre outros.
Graças aos benefícios fiscais, “Joker: Folie à Deux” foi sobretudo gravado em Los Angeles, o que talvez signifique que seja um filme mais passado nesse ambiente, da Califórnia dos anos 70 ou 80. Embora isso, lá está, também não esteja confirmado oficialmente pelo estúdio.
Carregue na galeria e conheça algumas das novidades de março no streaming.