Cinema

Jon Stewart diz que os duendes de “Harry Potter” são um insulto aos judeus

O facto de estes personagens serem os responsáveis pelo banco de Gringotts também irritou o humorista americano.
No cinema ninguém reagiu ao aspeto das personagens.

A saga “Harry Potter” tem sido um dos temas mais comentados dos últimos dias após uma reunião especial do elenco dos filmes que chegou à HBO a 1 de janeiro. No podcast “On The Problem”, o comediante Jon Stewart revelou que havia uma parte essencial daquela produção que sempre o irritou: os duendes do banco Gringotts.

Para o antigo apresentador do programa “The Daily Show”, a caracterização daquelas personagens é mesmo antissemita. Para comprovar esta afirmação, Stewart compara os duendes com as caricaturas de judeus presentes em “Protocolos dos Sábios de Sião”, uma obra que é abertamente contra a comunidade judaica.

O comediante, que também é judeu, critica esta escolha de J.K. Rowling, a autora dos livros de “Harry Potter”, uma vez que um dos maiores estereótipos da comunidade desta religião é precisamente o facto de estar ligada ao dinheiro

Uma das caricaturas de judeus.

“Eu vi aquilo no ecrã do cinema e pensei que o público diria ‘mas que raio?’ Ela não acabou de atirar judeus para um mundo mágico com o propósito de governarem o banco subterrâneo”, acrescenta. 

Esta não é a primeira vez que os livros de Rowling são criticados pela forma como representaram as minorias. Ao longo dos anos tem sido debatida a questão dos estereótipos ligados às diferentes nacionalidades dos estudantes de Hogwarts, graças aos nomes escolhidos para personagens como Cho Chang, uma aluna chinesa, e para o irlandês Seamus Finnigans.

A autora não esteve presente no especial de “Harry Potter”. Pode ler o artigo da NiT onde lhe explicamos o motivo dessa ausência. Pode também conhecer a história dos dois atores principais que quase desistiram dos seus papéis a meio da saga.

De seguida, carregue na galeria para descobrir as séries que estreiam este mês na televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT