Cinema

“Jung_E”: o novo filme coreano que chegou ao número 1 da Netflix

Conta uma história de ficção científica, passada num tempo em que os humanos já não conseguem viver na Terra.
"Jung_E" estreou na sexta-feira.

Chama-se “Jung_E” e é o novo filme sul-coreano da Netflix — um mercado cada vez mais forte e presente na plataforma, após o sucesso gigantesco de “Squid Game”. Estreou na sexta-feira, 20 de janeiro, e rapidamente se tornou num dos mais vistos do catálogo. Em Portugal, ocupa neste momento o número 1 das tendências cinematográficas do momento.

Esta é uma história de ficção científica que se passa no século XXII, quando a Terra se tornou um planeta desolado, inabitável graças às alterações climáticas. Assim, os humanos veem-se obrigados a viver em abrigos construídos no espaço.

Existem cerca de 80 abrigos. Três deles — os números 8, 12 e 13 — declararam-se uma república independente, a Adrian Republic, e começaram a atacar os outros abrigos e a própria Terra. O resultado foi uma destruidora (e longa) guerra civil entre esta república rebelde e as Forças Aliadas.

No centro da história está Yun Jung-yi, uma mercenária lendária que luta ao serviço das Forças Aliadas. A sua pequena filha, Yun Seo-hyun, sofre de um tumor. No dia em que a rapariga é submetida a uma cirurgia para tratar a sua doença, Jung-yi parte numa derradeira missão, que corre mal — e acaba em coma.

É nessa altura que o Kronoid, um instituto que desenvolve tecnologias de inteligência artificial, propõe à família clonar o cérebro de Jung-yi. Em troca prometem pagar todos os tratamentos, a educação de Yun Seo-hyun e as suas despesas diárias. 

O enredo prossegue 35 anos depois, quando o Kronoid conseguiu desenvolver um mercenário de inteligência artificial, Jung_E, que será uma arma fulcral na guerra civil. É Yun Seo-hyun, agora uma cientista especializada, que comanda o projeto responsável pelo clone do cérebro da mãe.

Contudo, como a sua última missão foi desastrosa, os investigadores estão num impasse e não conseguem desenvolver o sistema para ultrapassar aquela situação. O filme acompanha esse processo e as dinâmicas em mutação na batalha entre as duas fações.

No elenco estão nomes como Kim Hyun-joo, Kang Soo-youn, Uhm Ji-won, So-yi Park ou Ryu Kyung-Soo, entre outros. Este é um projeto do realizador e argumentista Yeon Sang Ho, que já tinha criado a série “Hellbound” para a Netflix. A história prolonga-se ao longo de uma hora e 39 minutos de ação.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT