Cinema

“Justiceiras”: a nova comédia negra da Netflix com duas adolescentes vingativas

Maya Hawke, estrela de “Stranger Things”, é uma das protagonistas. O filme está quase a estrear.
Camila Mendes e Maya Hawke são as atrizes.

Chama-se “Justiceiras”, estreia na Netflix esta sexta-feira, 16 de setembro, e promete ser um dos filmes mais vistos do fim de semana. Trata-se de uma comédia negra, passada num ambiente de liceu, e de contornos “Hitchcockianos” — como descreve a própria plataforma de streaming na sinopse oficial, aludindo ao mestre do suspense Alfred Hitchcock.

As “Justiceiras” são duas colegas de escola. Drea (Camila Mendes) é a rapariga alfa, a mais popular de todo o liceu. O seu estatuto desmorona-se por completo, contudo, quando é divulgada pelos alunos uma sextape que a mostra a ter relações com o namorado.

A sua suspeita, porém, recai precisamente sobre esse namorado — Max, igualmente um dos rapazes mais populares da escola. Do outro lado está Eleanor (Maya Hawke), uma estudante que acaba de se transferir e que tem algumas dificuldades sociais. 

Está furiosa porque descobriu que agora terá de andar na escola com uma pessoa que lhe costumava fazer bullying, Carissa. Foi ela que espalhou um boato malicioso sobre Eleanor quando ambas frequentavam uma colónia de férias de verão aos 13 anos. Carissa alegou que Eleanor a segurou para tentar forçar um beijo.

Após um encontro algo clandestino no ténis, Drea e Eleanor formam uma amizade improvável e secreta. Unem-se com um objetivo: vingarem-se daqueles que as atormentaram. A Netflix caracteriza ainda “Justiceiras” como um filme “subversivo” com as “mais assustadoras protagonistas de sempre”: raparigas adolescentes.

Para cumprirem os seus planos, terão de se infiltrar em grupos de amigos e mascararem-se, entre outras ideias mirabolantes. Talvez cometer mesmo homicídio? “Não, porra, não estava a falar a sério [quanto a essa]”, explica Drea no trailer divulgado.

A influência de Alfred Hitchcock é real. “Justiceiras” foi inspirado pelo filme “Strangers on a Train”, do aclamado cineasta britânico. O enredo centra-se num homem que conhece um psicopata num comboio e que o tenta convencer, basicamente, a trocarem de homicídios de modo a livrarem-se das pessoas que já não querem nas suas vidas. Esta é uma versão adolescente, e menos séria, baseada na mesma dinâmica.

O filme foi realizado e co-escrito por Jennifer Kaytin Robinson. O elenco inclui ainda nomes como Sophie Turner, Sarah Michelle Gellar, Austin Abrams, Paris Berelc, Eliza Bennett ou Cassady McClincy, entre outros.

Carregue na galeria para conhecer outras novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT