Cinema

LEFFEST regressa em novembro — com um programa entre o futuro e a incerteza

O clássico “2001 Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, serviu de mote para a edição deste ano.
Há filmes de Wong Kar-Wai para (re)ver.

A caminho da sua 14.ª edição, o LEFFEST — Lisbon & Sintra Film Festival anunciou esta quarta-feira, 21 de outubro, o programa para a edição deste ano, que vai decorrer entre 13 e 22 do próximo mês.

A organização explica que “2001 Odisseia no Espaço”, com as suas raízes no imaginário de ficção-científica, foi a grande inspiração para o festival deste ano. O LEFFEST pretende refletir sobre este “período de incertezas, que veio desafiar tanto do que outrora tomávamos por garantido. O confronto com o desconhecido, abrindo portas a um futuro em construção”.

Entre os jurados deste ano há nomes como o jovem e cada vez mais elogiado cineasta português Gabriel Abrantes, mas o destaque vai para Peter Handke, o muito debatido vencedor do prémio Nobel da Literatura em 2019. Entre os jurados estão ainda a coreógrafa Cecilia Bengolea, o curador de arte Neville Wakefield e Frédéric Bonnaud, diretor da Cinemateca Francesa, que irá também fazer uma curadoria de uma retrospetiva dos filmes da Cinemateca para passar no festival. 

Entre os cineastas que este ano vão merecer maior destaque estão Paul Thomas Anderson (“Haverá Sangue”) e Wong Kar-Wai (“Disponível Para Amar”), com filmes seus a serem exibidos em cópias restauradas em tecnologia 4K.

Há retrospetiva de Paul Thomas Anderson.

Salvador Sobral é um dos nomes que vão passar pelo evento para apresentar o programa Noche de Ronda, com um concerto e exibição de dois filmes mexicanos. O ator Jean-Philippe Puymartin, a atriz Lilith Stangenberg, o realizador e ator Mathieu Amalric são alguns dos convidados já confirmados a que se poderão juntar a outros nomes nas próximas semanas.

Além de um total de dez filmes que vão estar em competição, há outras dez produções em estreia fora de competição, incluindo os vencedores das últimas edições dos prestigiados festivais de Veneza, San Sebastián e Berlim, respetivamente “Nomadland”, “Beginning” e “There is no Evil”.

Este ano, as sessões dividem-se entre o Centro Olga Cadaval, em Sintra, e o cinema Nimas e o Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa. Os preços dos bilhetes ainda não foram revelados. Vão ser colocados à venda a partir do próximo dia 5 de novembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT