Cinema

“Licorice Pizza”: vai estrear na televisão portuguesa um dos melhores filmes da década

Realizado pelo genial PT Anderson, conta a história de dois miúdos que estão a passar pela juventude e pelo primeiro amor.
Às 21h30.

Estreou nos cinemas em Portugal a 30 de dezembro de 2021, e já parecia caminhar rapidamente para o título de um dos melhores filmes do ano. Pelo menos, a avaliar pela crítica de quem tinha assistido à longa-metragem realizada por Paul Thomas Anderson.

Nove meses depois — nomeado a três Óscares, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Realizador e vencedor do BAFTA para Melhor Argumento Original — “Licorice Pizza” vai ser agora transmitido na televisão portuguesa. A estreia está marcada para esta sexta-feira, dia 30 de setembro, às 21h30, em exclusivo no TVCine Top.

A história passa-se no vale de San Fernando, na Califórnia, durante os anos 70. É uma história sobre dois miúdos a transitar entre o fim da adolescência e o início da idade adulta. O filme não só tem recebido várias nomeações para prémios, como os seus dois protagonistas já viram o trabalho reconhecido com indicações para os Globos de Ouro. Nota importante: nenhum dos dois atores tinha qualquer tipo de experiência no cinema.

A qualidade das interpretações dos jovens em lançamento absoluto é também um dos pontos fortes. Por isso mesmo, decore estes nomes: Cooper Hoffman e Alana Haim.

“Licorice Pizza” viaja até aos mais simples anos da adolescência em 1973, quando um jovem de 15 anos Gary Valentine (Cooper Hoffman) arrisca convidar para sair uma jovem mais velha, de 25 anos, chamada Alana Kane (Alana Haim). A narrativa acompanha-os enquanto a sua relação cresce, esbarra, desfaz-se e volta a reconstruir-se, num clássico coming of age.

“Crescer é confuso e por vezes doloroso, mas há beleza e alegria nessa viagem atribulada”, defende Paul Thomas Anderson ao longo do filme que acompanha os tortuosos caminhos da juventude e do primeiro amor. Após a sua estreia, “Licorice Pizza” ficará disponível no serviço de vídeo on-demand TVCine+.

Leia também o artigo para descobrir quem são os dois miúdos sem experiência que brilham neste que é um dos melhores filmes de 2021.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT