Cinema

Livraria Lello inspirou novo filme de ação (com um elenco de luxo)

Lena Headey, Carla Gugino, Angela Bassett e Paul Giamatti são alguns dos nomes que participam em “Gunpowder Milkshake”.
O filme estreou a 15 de julho.

A histórica e célebre Livraria Lello, no Porto, inspirou um novo filme de ação chamado “Gunpowder Milkshake: Mistura Explosiva”. A produção realizada por Navot Papushado estreou nos cinemas portugueses a 15 de julho e tem um elenco com vários nomes conhecidos.

Lena Headey, Karen Gillan, Paul Giamatti, Carla Gugino, Angela Bassett, Michelle Yeoh e Ralph Ineson são alguns dos atores que participam nesta história. A narrativa centra-se numa jovem assassina profissional que se tem de reunir com a mãe (com quem não se dá, e que também é uma antiga assassina) e com as suas ex-colegas mortíferas para juntas salvarem uma rapariga de outros assassinos.

Há uma biblioteca bem no centro do enredo. Trata-se de uma fachada e de um sítio de recurso para os assassinos que estão a ser perseguidos — e para aqueles que os estão a caçar. Isto porque ali não se alugam livros — mas sim armas, que estão escondidas no seu interior. E as bibliotecárias não têm propriamente um perfil habitual. Há ainda uma cena final de tiroteio neste espaço.

À revista “Variety”, o designer de produção David Scheunemann revelou que a maior influência para construírem o interior da biblioteca foi a arquitetura e decoração particular da Livraria Lello. “Decidimos não fazer uma biblioteca normal.”

“Só podemos estar felizes e lisonjeados por sabermos que a beleza da Livraria Lello inspirou o cenário do filme onde lemos uma metáfora poderosa: os livros podem ser armas”, diz em comunicado a administradora da Livraria Lello, Aurora Pedro Pinto. “Entrar numa biblioteca ou numa livraria é sempre uma oportunidade única para encontrar armas poderosas, munidas de conhecimento, magia e esperança.”

Em vários países, o filme estreou na Netflix, que adquiriu os direitos de distribuição — em Portugal pode conhecer esta história nos cinemas.

Recorde-se de que, no ano passado, a escritora J.K. Rowling, autora de “Harry Potter”, quebrou o mito de que a sua saga de fantasia tinha sido inspirada na Livraria Lello para a construção de cenários de locais icónicos da narrativa, como a escola de Hogwarts. Leia o artigo da NiT sobre esse tema.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT