Cinema

“Locked Down”: já pode ver o novo filme do criador de “Peaky Blinders”

Um casal está a separar-se quando entra em quarentena. Depois, preparam um assalto. Anne Hathaway e Chiwetel Ejiofor são as estrelas.
Anne Hathaway é uma das protagonistas.

A pandemia mudou o mundo e isso já se começa a sentir na ficção. Na televisão, têm sido muitas as séries com vários anos de existência que têm incorporado de alguma forma esta nova realidade na sua história.

Esta sexta-feira, 5 de fevereiro, chega à HBO Portugal um filme que só foi feito por causa da pandemia. Chama-se “Locked Down” e foi realizado por Doug Liman (“Identidade Desconhecida”, “Mr. e Mrs. Smith”) e escrito por Steven Knight (“Peaky Blinders”, “Locke”).

Esta é uma comédia romântica que rapidamente se torna num filme sobre um assalto. Anne Hathaway interpreta Linda, a CEO bem-sucedida de uma empresa de moda. Ela mora com o marido, Paxton (Chiwetel Ejiofor), que só consegue arranjar trabalhos como motorista por ter no cadastro um crime antigo.

O casal vive em Londres, no Reino Unido, e a relação está a desmoronar-se. Nenhum deles tem grandes esperanças para o casamento, mas eis que algo de inesperado acontece: a pandemia da Covid-19.

O confinamento obriga-os a ficarem juntos, na mesma casa, mesmo que já praticamente separados. No meio de tanto aborrecimento causado pela quarentena, Paxton é contactado pelo chefe para fazer um transporte de mercadorias de alto valor, sob uma falsa identidade (já que o seu registo criminal o impediria de o fazer).

Já Linda tem o papel de fechar o inventário numa loja da Harrods — e o casal rapidamente percebe que os horários de ambos coincidem e que vão trabalhar na mesma entrega. Paxton nunca conseguiria passar pelos dispositivos de segurança implementados por Linda, tendo em conta a falsa identidade.

Assim, ambos desenvolvem o plano de roubar um diamante que vale 3,4 milhões de euros — e que é o item valioso que Paxton ia ter de transportar. A loja tem uma réplica, por segurança, e é esse diamante falso que vão entregar. É a partir daí que decorre o assalto, que reúne o casal sob o mesmo objetivo. Talvez eles até se aproximem depois desta aventura.

O elenco inclui ainda nomes como Ben Kingsley, Ben Stiller, Mark Gatiss, Katie Leung, Jazmyn Simon e Dulé Hill — vários dos quais têm pequenas participações através de videochamadas. 

O filme não está a ser particularmente elogiado pela imprensa internacional — o filme já estreou nos EUA há várias semanas —, que tem criticado a narrativa, o guião, as personagens e o filme no geral. A produção decorreu sob fortes medidas de restrição já que, obviamente, tudo foi feito durante a pandemia.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT