Cinema

Matt Damon e Ben Affleck ficaram chocados com os cabelos que tiveram de usar neste filme

“O Último Duelo” foi realizado por Ridley Scott e estreia em outubro. É um épico medieval escrito pela dupla (mas não só).
Matt Damon e Ben Affleck em "O Último Duelo".

Mais de 20 anos depois de “O Bom Rebelde”, Matt Damon e Ben Affleck reuniram-se para escrever o guião de um novo filme. Nessa produção de 1997 a dupla venceu o Óscar de Melhor Argumento Original, além de participarem como atores no projeto. O novo filme escrito pelos dois atores chama-se “O Último Duelo” e foi realizada por Ridley Scott.

Estreia nos cinemas portugueses a 14 de outubro e já esteve em destaque no Festival de Cinema de Veneza durante o mês de setembro. Esta é uma história passada na França medieval, no século XIV, e foca-se no último duelo de combate permitido no país entre dois cavaleiros — um dos quais acusou o outro de ter violado a sua mulher. 

Além de Damon e Affleck, a equipa de guionistas ficou completa com Nicole Holofcener. Este é um filme que irá apresentar várias perspetivas sobre os acontecimentos, sendo que Damon e Affleck focaram-se no ponto de vista dos homens e deixaram o lado da mulher para Holofcener. A atriz que terá um papel mais relevante no enredo é Jodie Comer, sendo que o elenco inclui ainda Adam Driver.

Um dos detalhes mais comentados pelos fãs nas redes sociais desde que foram divulgadas as primeiras imagens do filme (e, depois, o trailer) foram os penteados (e barbas) usados pelas personagens de Matt Damon e Ben Affleck. O primeiro usa uma espécie de mullet, enquanto Affleck tem um cabelo aparentemente de loiro platinado e uma pêra, que faz lembrar o estilo das bandas de grunge ou punk dos anos 90.

Em entrevista à revista “Entertainment Weekly”, os dois protagonistas revelaram que ficaram chocados quando Ridley Scott lhes apresentou os tipos de cabelos que iriam usar. “O Ridley é muito visual, e ele enviou estes looks, ele colocou as nossas caras nestes looks”, disse Matt Damon.

Segundo Affleck, o seu estilo de cabelo foi inspirado num filme de Max von Sydow — apesar de não ter referido qual, talvez “O Sétimo Selo”, de Ingmar Bergman, seja a referência mais evidente. “Ficámos um bocado chocados. Mas como ele é um artista visual tão bom e é o realizador confiámos nele.”

E acrescentou: “Espero que as pessoas não saiam do filme focadas nisso. Mas ajudou-nos a sentir que não estávamos como as pessoas geralmente nos veem e também a sentirmo-nos parte deste outro mundo. É esse o meu palpite sobre a intenção dele”.

Além disso, os estilos de penteados estão diretamente relacionados com alguns traços de personalidade das personagens. “A minha personagem ia constantemente para a guerra”, diz Damon. “Ele queria lutar. E o Ridley gostou da ideia do mullet como se eu tivesse pegado numa faca e tivesse cortado as partes de lado do meu cabelo para conseguir colocar o meu capacete. Era só disso que ele queria saber.”

Já o visual da personagem de Ben Affleck tem a ver com o seu estatuto. “É sobre representar o poder. Eu sou o patriarcado, a estrutura de poder, todas estas coisas personificadas por esta personagem, e visualmente, pela maneira como me vestia, como estava caracterizado, pelo cabelo.”

Carregue na galeria para conhecer outros dos principais filmes que vão estrear até ao final do ano.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT