Cinema

“A Metamorfose dos Pássaros”: filme português premiado no festival One World

A obra de Catarina Vasconcelos venceu o Prémio Especial do Júri e o Prémio do Público do festival de cinema documental.
O cinema português está de parabéns.

Há boas notícias para o cinema português. O filme “A Metamorfose dos Pássaros”, de Catarina Vasconcelos, venceu o Prémio Especial do Júri e o Prémio do Público do festival de cinema documental One World, da Roménia.

“O raro sentimento poético [do filme], as suas imagens de cortar a respiração, a linguagem rica, o olhar melancólico e emocional sobre objetos e memórias a eles associadas”, assim como “a terna abordagem à família e à figura materna, em particular”, foram elementos decisivos para a atribuição do prémio especial à obra portuguesa, pode ler-se na mensagem do júri.

Esta é a primeira longa-metragem de Catarina Vasconcelos. Antes desta distinção, já tinha vencido os prémios da crítica internacional na secção Encontros do Festival de Cinema de Berlim — além de ter sido considerado o Melhor Filme no festival de Vilnius.

Esta é uma história inspirada na vida real e familiar da cineasta. A perda da mãe e a avó que nunca conheceu — e todos os sentimentos que resultaram daí — serviram de inspiração para o guião que escreveu.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT