Cinema

Michael J. Fox distinguido com Óscar honorário pela luta contra o Parkinson

“Estão a fazer-me tremer, parem!”, brincou o ator de “Regresso ao Futuro” ao receber o prémio simbólico.
Michael J. Fox tem 61 anos.

Em outubro, os fãs de “Regresso ao Futuro” emocionaram-se com o reencontro entre os dois principais atores da saga, Michael J. Fox e Christopher Lloyd. E puderam constatar como está o estado de saúde de Fox, que sofre da doença de Parkinson desde os 29 anos.

Este sábado, 19 de novembro, o ator de 61 anos foi agraciado com um Óscar honorário pelo seu trabalho na luta contra a doença de Parkinson. Michael J. Fox tem sido uma voz ativa na defesa de mais fundos e estudos científicos para se investigar a doença.

“Nunca usou a autopiedade, mas transformou um diagnóstico arrepiante num compromisso corajoso”, disse Woody Harrelson, na cerimónia. Michael J. Fox brincou com a situação: “Estão a fazer-me tremer, parem!”, aludindo ao facto de a doença de Parkinson provocar tremores e afetar a capacidade motora. O ator considerou o galardão uma “honra totalmente inesperada”. “Não fiz nada de heróico”, sublinhou.

Leia também o artigo da NiT sobre como Michael J. Fox tem conseguido superar o diagnóstico — em 1991 disseram-lhe que teria apenas mais 10 anos de vida — apesar de já não trabalhar desde o ano passado.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT