Cinema

“Morbius”: novo filme da Marvel sobre um vampiro está a ser completamente arrasado

Jared Leto interpreta o protagonista que faz parte do universo de “Homem-Aranha”. A produção soma críticas negativas.
Jared Leto é o protagonista.

A Marvel expande o universo de “Homem-Aranha” com um novo filme chamado “Morbius”, que estreia nos cinemas portugueses esta quinta-feira, 31 de março. Foi realizado por Daniel Espinosa e centra-se na personagem homónima que foi introduzida na banda desenhada em 1971.

Depois de um passado como Joker — que teve contornos desastrosos no primeiro “Esquadrão Suicida”Jared Leto está de volta ao mundo dos super-heróis. O ator de 50 anos interpreta o doutor Michael Morbius, que sofre de um problema no sangue e dedicou a sua vida a tentar encontrar uma cura.

Na ala pediátrica do hospital, Morbius formou uma amizade com o miúdo da cama ao lado que tinha a mesma condição. Esse miúdo, Milo (Matt Smith), cresce para se tornar num homem ganancioso e de valores morais duvidosos, ao contrário de Morbius, que tem um grande sentido ético.

Quando o protagonista, desesperado, ingere sangue de um morcego-vampiro numa última tentativa para se curar, transforma-se num vampiro super forte. Mas Morbius fica tão perturbado com aquela experiência que se recusa a consumir mais sangue de morcego-vampiro.

Em vez disso, começa a fabricar sangue artificial num laboratório secreto que outrora era usado por criminosos. Mas Milo, sem qualquer problema, consome todo o sangue de morcego-vampiro que consegue e assume o seu destino maléfico. Os dois vão acabar por entrar, inevitavelmente, em confronto. 

Nesta história existem outras personagens relevantes. A doutora Martine Bancroft (Adria Arjona) é uma colega que se aproxima de Morbius. E Emil Nikols (Jared Harris) é o mentor dos dois homens que sofrem do distúrbio no sangue. O elenco do filme inclui ainda nomes como Michael Keaton, Tyrese Gibson ou Corey Johnson, entre outros.

Morbius poderá participar num próximo filme de Homem-Aranha — pelo menos existem vários indícios nesse sentido. Jared Leto admitiu a possibilidade numa entrevista em dezembro. O ator Tom Holland, que interpreta o super-herói que foi picado por uma aranha, também mostrou interesse em combater Morbius no futuro. Também já foram abordadas as hipóteses de Morbius se cruzar com Venom (de Tom Hardy) e Blade (numa versão interpretada por Mahershala Ali).

Apesar destes planos, o novo filme da Marvel está a ser arrasado pela crítica. No Rotten Tomatoes, site que aglomera as classificações da imprensa especializada, “Morbius” só tem 19 por cento de textos favoráveis. Em geral, não são propriamente elogiosos.

“Sem estilo, espírito, sustos ou suspense, este filme que queria ser um thriller é um tédio”, pode ler-se na crítica da “Mashable”. “O equivalente cinematográfico da lei de Murphy é demonstrado por este terrível e entediante super-herói. É um filme sem perigo dramático, sem originalidade, sem coerência narrativa nem personagens cativantes ou sequer uma performance minimamente humana”, lê-se no “The Times”.

“Dura uma hora e 45 minutos e, até ao segundo em que acaba, continuas a sentir que está quase a começar”, escreve o “Telegraph”. “O filme ocupa uma terra de ninguém. Não é charmoso como os filmes do Homem-Aranha, não tem graça como os filmes de Venom, e certamente não é tecnicamente impressionante como a produção animada ‘Homem-Aranha: No Universo Aranha’”,  considera o “Independent”.

“Será que ‘Morbius’ é o pior filme da Marvel alguma vez feito? Num universo alternativo sem ‘Os Novos Mutantes’, a resposta provavelmente seria um sim”, refere, por sua vez, a revista “Rolling Stone”.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT