Connie Chiume, atriz sul-africana que participou no filme da Marvel “Pantera Negra” morreu esta terça-feira, 6 de agosto, aos 72 anos. A informação foi confirmada pela família através de um comunicado.
A atriz morreu num hospital de Joanesburgo, mas até agora não foram reveladas as causas da morte. “A família Chiume lamenta informar sobre o falecimento da atriz premiada e aclamada internacionalmente, Connie Chiume”, escreveram no comunicado.
A família pediu privacidade durante este período difícil e disse que revelaria mais detalhes posteriormente. O filho, Nongelo Chiume, disse à TX Newzroom Afrika que a mãe tinha sido internada para um “procedimento médico” antes de morrer.
Chiume era professora, mas deixou a profissão para trás para dedicar-se à representação. Começou a ganhar destaque como atriz em 1989, quando apareceu na popular série de televisão sul-africana “Inkom’ Edla Yodwa”. No filme da Marvel, deu vida à personagem de Zawavari, mas também ganhou destaque com as aparições no filme musical da Disney de Beyoncé baseada em “O Rei Leão”, no qual interpretou a mãe de Simbra, Sabari.
A atriz protagonizou ainda diversos projetos sul-africanos, como “Rhythm City”, “Zone 14” e, mais recentemente, “Gomora”. A emissora pública do país, SABC News, descreveu-a como um “farol de esperança”.
Em 2022, disse num podcast que gostaria que as pessoas se lembrassem dela da maneira que escolhessem. “Impactei cada pessoa de uma maneira diferente. Seja qual for a maneira como eu vos impactei, lembrem-se de mim dessa maneira”, disse.