Cinema

Morreu George Foreman, o grande rival de Muhammad Ali

Os pugilistas foram os protagonistas de um dos combates mais icónicos da história do boxe — que inspirou um filme de Will Smith.
Tinha 76 anos.

George Foreman, um dos maiores nomes da história do boxe, morreu esta sexta-feira, 21 de março, aos 76 anos. O pugilista conquistou a medalha de ouro olímpica em 1986 e sagrou-se campeão mundial dos pesos pesados em 1973, aos 24 anos, e novamente em 1994, aos 45, tornando-se o mais velho a conquistar o título na categoria.

O anúncio da morte foi feito através das redes sociais do atleta, mas não foi revelada a causa. “Os nossos corações estão destroçados. Com profunda tristeza, anunciamos a morte do nosso amado George Edward Foreman Sr., que partiu pacificamente a 21 de março de 2025, rodeado pelos seus entes queridos. Um pregador devoto, um marido dedicado, um pai carinhoso e um avô e bisavô orgulhoso, viveu uma vida marcada por uma fé inabalável, humildade e propósito”, lê-se.

“Um humanitário, um atleta olímpico e bicampeão mundial dos pesos pesados, era profundamente respeitado — uma força para o bem, um homem de disciplina, convicção e um guardião do seu legado, lutando incansavelmente para preservar o seu bom nome — pela sua família. Estamos gratos pelas manifestações de amor e orações e pedimos gentilmente privacidade enquanto honramos a vida extraordinária de um homem que tivemos a bênção de chamar de nosso.”

Em vida, George também se tornou conhecido graças à rivalidade com Muhammad Ali, que ficou marcada pelo lendário combate “Rumble in the Jungle” — que viria a inspirar, em 2001, o filme “Ali”, protagonizado por Will Smith e nomeado a dois Óscares.

A luta realizou-se a 30 de outubro de 1974, no Zaire, atual República Democrática do Congo. Na altura, Foreman era o campeão mundial dos pesos pesados e parecia imbatível, tendo derrotado lutadores como Joe Frazier e Ken Norton. Muhammad Ali, por outro lado, não era o favorito à vitória, já que muitos acreditavam que a sua velocidade e resistência não seriam suficientes para enfrentar a brutalidade típica de Foreman.

No entanto, o pugilista surpreendeu o mundo ao adotar a estratégia “Rope-a-Dope”, ou seja, encostou-se às cordas e deixou que Foreman se desgastasse com sucessivos golpes, até que, no oitavo assalto, aproveitou o cansaço do adversário e aplicou uma sequência de socos que o derrubaram, garantindo uma das vitórias mais memoráveis da sua carreira.

O filme, que pode ser alugado na Prime Video, foca-se num período crucial da vida de Ali, entre 1964 e 1974, e fala da ascensão ao título mundial, o posicionamento contra a Guerra do Vietname, que lhe custou o direito de competir, até ao icónico confronto contra Foreman, interpretado por Charles Shufford. Apesar da rivalidade, os lutadores tornaram-se amigos nos anos seguintes — e chegaram até a trocar elogios.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT