O ator e realizador francês Paul Vecchiali morreu esta quarta-feira, dia 18 de janeiro, avançou o jornal “Le Monde”. Ainda não foi revelada a causa da morte do cineasta, que tinha 92 anos.
Ao todo, o criativo participou em cerca de 50 filmes. Destacam-se “Les Ruses du Diable” (1965), “Femmes Femmes” (1974), “Requiem para uma mulher” (1979) e “Le Cancre” (2016). Neste último, não só realizou a longa-metragem como foi um dos protagonistas, juntamente com Catherine Deneuve.
A sua filmografia inclui ainda a obra de estreia, “Petits drames” (1961), que foi dada como perdida, “Once More” (1988), “Les sept déserteurs” (2017) e “Train de viés” (2018).
“Mesmo que nem sempre tenha tido o reconhecimento que merecia, a sua obra continua a ser valorizada por quem a conhece e é tida como uma grande influência por toda uma nébula de jovens discípulos”, escreveu o jornal francês.
O cineasta, que fez parte da geração da Nouvelle Vague, esteve em Portugal, em 2017, para uma retrospetiva realizada pelo festival IndieLisboa em parceria com a Cinemateca Portuguesa. Embora os seus filmes não tenham tido sucesso comercial no País, foi recordado o seu portefólio.