Cinema

Morreu o ator que deu voz ao fofinho Gizmo, em “Gremlins”

Mark Dodson, de 64 anos, também interpretou personagens icónicas do universo de "Star Wars"
O ator dava voz a Gizmo.

O ator Mark Dodson, que deu voz às personagens de “Star Wars” e “Gremlins”, morreu aos 64 anos. Terá sido vítima de um ataque cardíaco fulminante, confirmou a filha ao site TMZ. 

Dodson era uma figura assídua nas conferências da saga “Guerra das Estrelas” e foi precisamente numa viagem para o estado do Indiana, nos Estados Unidos, para um encontro de fãs — o Horron Con —, que terá morrido durante o sono. A primeira grande aparição do ator em Hollywood aconteceu em 1983, quando fez a voz de Salaciou Crumb, uma pequena criatura que estava sempre sentada perto de Jabba the Hut, na longa-metragem “O Retorno de Jedi”. Fruto do seu sucesso, Dodson participou noutro filme emblemático, desta vez em “Gremlins” — fazia a voz de Mogwai, também conhecido por Gizmo.

Além das aparições no cinema, Mark participou em inúmeros videojogos, rádio e publicidade. O seu talento é recordado como “único em cada personagem e roteiro que realizou”, afirmou o seu representante. Por outro lado, a filha, Ciara, sublinha: “ O meu sempre me deixou orgulhosa”, acrescentando que o seu legado viverá através dos seus netos e da própria. 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT