Cinema

“Mossul”: o super filme de ação que tem andado escondido na Netflix

Estreou há dois anos e é uma história americana passado no Iraque, em plena guerra com o Estado Islâmico.
"Mossul" tem cerca de uma hora e meia de duração.

As próximas semanas vão ser de festas em família e também de teletrabalho — ou seja, vamos passar bastante tempo em casa até ao final do ano e no início de 2022. Isso faz com que esta seja uma das melhores alturas para atualizar a nossa lista de cinema.

Se estiver à procura de sugestões e for um fã de cinema de ação, a NiT tem a recomendação ideal: dê uma oportunidade a “Mossul”, filme que está disponível na Netflix. Trata-se de uma produção dirigida e escrita por Matthew Michael Carnahan. Este foi o seu primeiro trabalho como realizador, mas já tinha escrito os guiões de filmes como “WWZ: Guerra Mundial”, “Dark Waters – Verdade Envenenada” ou “Ligações Perigosas”, entre outros.

Apesar de se tratar de um projeto americano (produzido pelos irmãos Anthony e Joe Russo), os protagonistas são soldados iraquianos que lutam contra o auto-proclamado Estado Islâmico (ou ISIS). Carnahan quis fazer este filme depois de ler um artigo na revista “The New Yorker”, no início de 2017, que abordava o conflito no Médio Oriente.

No centro da história está um esquadrão de soldados empenhados em aniquilar os terroristas do ISIS. Para eles, é uma questão de honra, por isso, querem libertar a cidade de Mossul, um dos últimos redutos da organização terrorista na região.

Esta equipa de soldados locais é liderada por um homem que só aceita pessoas que já ficaram feridas ou perderam alguém às mãos do Estado Islâmico. O seu objetivo é derrotar por completo a organização, embora tenham também outra missão, que só será revelada ao longo do enredo.

A ideia de “Mossul” não é ser um filme que aborde o problema geopolítico — nem se preocupa em ter uma visão de grande escala. O objetivo é acompanhar a ação que se passa naquela cidade, onde a morte pode estar a meros segundos, em qualquer esquina ou edifício — de forma constante. 

Matthew Michael Carnahan leva os espectadores a sentir a crueza e violência da guerra, com grandes sequências de ação, onde nos colocamos no papel daqueles soldados — que, muitas vezes, não têm assim tanta informação como deveriam sobre o local onde estão ou os inimigos que terão de enfrentar nesta caótica guerra civil que se espalha por vários países.

“Mossul” é descrito como um filme intenso e dramático, passado quase sempre em batalha, ideal para os fãs de histórias de guerra. Quando saiu, foi elogiado por várias publicações especializadas. No Rotten Tomatoes, site que aglomera as classificações da crítica, tem uma pontuação de 84 por cento de textos favoráveis.

O elenco inclui nomes como Adam Bessa, Suhail Dabbach, Waleed Elgadi, Ben Affan ou Mohimen Mahbuba.

Carregue na galeria para conhecer algumas novidades da Netflix (e não só).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT