Cinema

Mulheres assassinas e Guerra Colonial: vem aí mais uma louca edição do MOTELX

A 15.ª edição do festival de terror anunciou o programa completo do evento que tem data de início marcada para 7 de setembro.
"The Green Knight" é um dos filmes em destaque

Dev Patel é nome que brilha em “The Green Knight”, o filme que fará a sua antestreia nacional no MOTELX, o festival lisboeta que está de regresso para a 15.ª edição de 7 a 13 de setembro e que esta terça-feira anunciou o cartaz completo.

O épico fantástico de David Lowery revisita a história de Sir Gawain, sobrinho de Rei Artur que embarca numa aventura para defrontar o Green Knight, numa história repleta de fantasia, gigantes e batalhas. O elenco inclui Alicia Vikander e Joel Edgerton.

Grandes estreias à parte, o Festival Internacional de Cinema de Terror de Lisboa anunciou que a edição incidirá nos “fantasmas da Guerra Colonial” e na “desconstrução de esterótipos”.

“Se na edição passada houve um foco nas questões de racismo sistémico, que o homicídio de George Floyd espoletou a nível global, este ano inspiramo-nos no movimento #MeToo e nos fantasmas da Guerra Colonial para desconstruir estereótipos ou refletir sobre a memória pessoal e coletiva”, revelou a direção do festival.

O cinema São Jorge, em Lisboa, vai então receber a estreia de “The Green Knight”, mas também a exibição de produções como “Violation”, “Cryptozoo”, “The Deep House”, “Alien on Stage”, “The Sadness” ou “A Glitch in The Matrix”.

Mas há mais. A temática da Guerra Colonial traz a trilogia incompleta de Joaquim Leitão, composta port “Inferno”, “Purgatório” e “Paraíso”.

“Como o Ultramar é muitas vezes referido como o ‘Vietname português’, programámos também um complemento a este Quarto Perdido: o único clássico de terror sobre a Guerra do Vietname, ‘Jacob’s Ladder’, de Adrian Lyne, com Tim Robbins, numa sessão especial”, explica a organização.

Outro dos temas fortes será a desconstrução dos estereótipos no terror, com um enfoque numa seleção de filmes feministas que trocam os protagonistas habitualmente masculinos pelas mulheres. Entre eles está “Monster” com Charlize Theron no papel principal ou “Condessa Sangrenta” com Julie Delpy.

“Quando os papéis se invertem, produz-se um efeito mais fascinante e assustador, podendo estas imagens ser subentendidas como empoderamento feminino. É a esse empoderamento mais ou menos subliminar que damos visibilidade neste novo ciclo que ganha uma dimensão militante, já que a maioria dos títulos apresentados são escritos e realizados por mulheres.”

O MOTELX arranca a 7 de setembro e dura até 13 do mesmo mês. Pode consultar o programa completo no site oficial do evento.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT