Cinema

“Não te Mexas”: o novo thriller da Netflix que cola os espectadores ao ecrã

A história acompanha uma mulher drogada e que tenta fugir de um serial killer — ao mesmo tempo que o corpo deixa de funcionar.
Vai ser um sucesso na plataforma.

Finn Witrock não é novato no género do thriller e terror, não tivesse ele participado no fenómeno “American Horror Story”, de Ryan Murphy. Agora, é a estrela de “Não te Mexas”, um novo filme que estreou na Netflix esta sexta-feira, 25 de outubro. Durante as gravações, o ator ganhou uma “nova perspetiva sobre como construir medo e tensão a partir de interações humanas”, contou ao site “What’s on Netflix”.

A narrativa acompanha uma mulher, interpretada por Kelsey Asbille, que se encontra paralisada e presa num barco afundado. Ao mesmo tempo, está numa luta intensa pela sobrevivência contra um serial killer (Wittrock) que a sequestrou e a mantém imobilizada com um agente paralisante que vai atuando com o passar do tempo.

Primeiro, ela começa por perder a sensibilidade nas pernas e, 20 minutos depois, deixa de conseguir respirar. Ou seja, tem esse período de tempo para conseguir escapar. A história desenvolve-se de uma forma intensa e claustrofóbica, com um enredo construído em cima do confronto psicológico e físico entre ambos os protagonistas.

A atriz de 33 anos, conhecida por ter participado em “Fargo” e “Yellowstone”, falou à mesma publicação sobre o desafio de interpretar uma personagem que mal se consegue mexer e o esforço exigido para transmitir emoções quase exclusivamente com os olhos e expressões faciais. “Cada movimento era meticulosamente coreografado”, recorda.

Para conseguir retratar a mulher da melhor forma possível, Kelsey Asbille manteve uma relação próxima com os realizadores, Adam Schindler e Brian Netto, ao longo de todas as gravações. Em conversa com a “Showtimes”, Adam explicou que foi um trabalho especialmente difícil coordenar Asbille para evitar movimentos subtis que pudessem quebrar a tensão das cenas.

“Era uma questão de confiança mútua. Nós víamos até as mais pequenas contrações nos músculos. Ela fez um trabalho incrível.”

O papel de vilão também exigiu muita intensidade e autocontrolo. Richard tem uma natureza impulsiva, o que se transformou num desafio “fascinante” para Finn Wittrock, de 39 anos.

“O meu objetivo era criar alguém que tivesse uma presença sombria e ameaçadora, mas que fosse convincente o suficiente para que os erros que ele comete parecessem naturais e não uma espécie de caricatura”, referiu ao site “Tribute”.

“Não te Mexas” foi gravado, em grande parte, fora de um estúdio, mais especificamente perto de um rio na Bulgária. Esse cenário ao ar livre foi tanto uma vantagem como um desafio.

“Este ambiente intensificou a tensão, mas também foi um teste para o elenco que teve que lidar com condições atmosféricas que poderiam comprometer o desempenho”, reforçou Adam Schindler. Finn acrescentou que esta decisão deu uma camada de realismo à obra e também aumentou a atmosfera de isolamento e perigo para a protagonista.

Embora seja uma história dramática, Brian Netto afirmou que deu prioridade ao desenvolvimento de personagens realistas, tentando evitar exageros previsíveis. “Passámos muito tempo a criar momentos que fossem ameaçadores e também verídicos.” O foco sempre foi, então, juntar o suspense à credibilidade da narrativa.

Todas estas decisões têm sido elogiadas pelas publicações focadas nos géneros do terror e thriller. “Netto e Schindler criaram um filme que prende a atenção do público e que nos faz roer as unhas com medo”, escreveu o site da especialidade, “Horrorverse”.

Carregue na galeria para conhecer algumas das séries e temporadas que estreiam em outubro nas plataformas de streaming e canais de televisão.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT