Cinema

Netflix vai ter 5 filmes portugueses realizados por mulheres em 2022

“A Metamorfose dos Pássaros”, “Soa”, “Mar”, “Desterro” e “Simon Chama” são as produções que pode ver na plataforma de streaming.
"A Metamorfose dos Pássaros" é um dos filmes.

Em julho a Netflix e a Academia Portuguesa de Cinema estabeleceram uma parceria para lançar um concurso para apoiar mulheres cineastas em Portugal. A iniciativa recebeu 31 candidaturas e os filmes selecionados — que vai poder na plataforma de streaming em 2022 — foram revelados esta quinta-feira, 23 de dezembro.

“A Metamorfose dos Pássaros”, realizado por Catarina Vasconcelos; “Soa”, dirigido e escrito por Raquel Castro; “Mar”, realizado e co-escrito por Margarida Gil; “Simon Chama”, realizado por Marta Sousa Ribeiro; e “Desterro”, dirigido por Maria Clara Escobar, foram os cinco filmes vencedores.

“Com um total de 31 candidaturas apresentadas, referentes a longas-metragens finalizadas entre 2019 e 2020, ambas as entidades concluem que as expetativas foram superadas e que este é apenas um primeiro passo no caminho de uma maior representatividade e igualdade de oportunidades de mulheres no sector do cinema e audiovisual”, escreve a Academia Portuguesa de Cinema nas redes sociais.

Cada um dos filmes distinguidos vai receber um prémio monetário de 15 mil euros para a cineasta que se candidata (o dinheiro será repartido se o trabalho tiver sido feito por mais do que uma mulher). Cada produção estará um ano no catálogo da plataforma de streaming, sendo que as datas de estreia ainda não foram anunciadas.

O comité que selecionou os projetos vencedores é composto por quatro profissionais do audiovisual português — Carla Chambel, Fátima Ribeiro, Maria João Seixas e Tota Alves —, assim como por uma representante da Netflix, Isadora Laban. Alguns dos filmes distinguidos já estrearam nas salas de cinema, outros ainda não.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT