Cinema

Nolan comparou “Dune 2” a “O Império Contra-Ataca, um dos melhores filmes de sempre

Elogiou a forma como a sequela expande de forma "incrivelmente emocionante" o que nos foi apresentado na primeira parte.
Está quase a estrear.

As expectativas para a sequela de “Dune” estão cada vez mais altas. Este sentimento apenas se intensifica quando descobrimos que foi elogiado por Christopher Nolan — que fez mesmo uma das melhores comparações que um filme pode ter.

“Creio que não é contar demasiado se disser que o ‘Dune: Parte Um’ era o primeiro ‘Star Wars’. Para mim, este é ‘O Império Contra-Ataca‘, que é o meu favorito da saga”, contou o realizador durante uma sessão especial da obra de Denis Villeneuve (os cineastas são grandes amigos).

Exaltou sobretudo a forma como a sequela consegue expandir de forma “incrivelmente emocionante” tudo aquilo que nos foi apresentado na produção anterior — a protagonizada por Timothée Chalamet, claro.

Compará-lo ao “O Império Contra-Ataca” (1980), o quinto episódio da franquia, é, por si só, um enorme elogio. Afinal, este é considerado o melhor filme de “Star Wars” e um dos melhores da história do cinema.

No top 250 do IMDb, onde estão as obras mais bem-avaliadas, o filme com Mark Hamill, Harrison Ford e Carrie Fisher encontra-se na 15.ª posição, com 8,7 estrelas. Já no Rotten Tomatoes, que agrega críticas de diferentes publicações, tem uma pontuação de 95 por cento — e 97 por cento por parte do público. Arrecadou cerca de 470 milhões de euros nas bilheteiras.

“Dune: Parte Dois” foi filmado em Abu Dhabi, Jordânia, Budapeste e Itália. O elenco irá manter-se intacto, com algumas novas adições, caso de Florence Pugh, Léa Seydoux e Austin Butler. Além de Chalamet e Zendaya, aos seus papéis voltarão Rebecca Ferguson (Lady Jessica Atreides), Javier Bardem (Stilgar), Josh Brolin (Gurney Halleck), Stellan Skarsgård (Barão Vladimir Harkonnen), Dave Bautista (Glossu Rabban Harkonnen), Charlotte Rampling (Reverenda Madre Mohiam) e Stephen McKinley Henderson (Thurfir Hawat).

A narrativa vai continuar a acompanhar a odisseia de Paul Atreides, interpretado por Timothée Chalamet, que agora procura vingar-se do Imperador pela morte do pai e queda da sua casa — como vimos no primeiro filme. Ao mesmo tempo, os Fremen, que vivem no planeta Arrakis, preparam uma revolta contra os tiranos que têm governado a galáxia durante anos. Ao seu lado, Paul tem Chani, interpretada por Zendaya.

Leia o artigo da NiT e conheça outras reações daqueles que já puderam ver uma parte da aguardada sequela (que estreia em Portugal a 29 de fevereiro).

Carregue na galeria e conheça algumas das séries e temporadas que chegam em fevereiro às plataformas de streaming e às televisões.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT