Tem sido um ano muito atípico para a indústria do cinema. Por causa da pandemia, os Óscares de 2021 foram adiados para 25 de abril, e quase todos os filmes que estão a concorrer aos principais prémios — tirando as produções originais das plataformas de streaming — ainda não estrearam em Portugal.
Contudo, os cinemas vão poder reabrir a partir de 19 de abril, e o Nimas, em Lisboa, já divulgou a programação para as próximas semanas, que inclui as estreias de alguns dos principais candidatos aos Óscares deste ano.
A partir de 19 de abril, vai poder ver “Nomadland – Sobreviver na América”, de Chloé Zhao, o filme que cruza um registo documental com uma história fictícia interpretada por Frances McDormand. Passa-se em vários locais da América profunda e acompanha diversas pessoas que levam uma vida nómada por vários fatores. Está nomeado para seis categorias.
Dez dias depois, a 29 de abril, vai ter a oportunidade de ver “Mais uma Rodada”, a produção dinamarquesa realizada por Thomas Vinterberg que está nomeada para Melhor Filme Estrangeiro e Melhor Realizador. Mads Mikkelsen é o protagonista desta narrativa, que tem uma história verdadeira (e trágica) por trás, que já contámos neste artigo.
A partir de 6 de maio, vai poder descobrir “O Pai”, filme de Florian Zeller em que Anthony Hopkins interpreta um homem idoso que recusa a ajuda da filha mas que dá por si cada vez mais perdido e desorientado. Está também nomeado para seis Óscares.
As datas apontadas pelo Cinema Nimas, espaço da Medeia Filmes, dão alguma indicação sobre quando é que estes filmes podem chegar às restantes salas do País e ao circuito mais comercial. No entanto, as datas poderão não ser as mesmas.