Cinema

“Notícias do Mundo”: já pode ver o novo filme de Tom Hanks na Netflix

Foi realizado por Paul Greengrass e está nomeado para dois Globos de Ouro. É uma história de aventuras num ambiente western.
O filme tem 1h58 de duração.

Oito anos depois de “Capitão Phillips”, o realizador Paul Greengrass volta a juntar-se ao ator Tom Hanks para um filme. O resultado é “Notícias do Mundo”, que estreia em Portugal esta quarta-feira, 10 de fevereiro.

Está disponível na Netflix e foi recentemente nomeado para dois Globos de Ouro — para Melhor Banda Sonora, composta por James Newton Howard; e para Melhor Atriz Secundária, para o qual está nomeada a jovem Helena Zengel, que tem apenas 12 anos.

Tom Hanks interpreta Jefferson Kyle Kidd, um viajante que vagueia pelo Texas da década de 1870, poucos anos após o fim da guerra civil americana, onde lutou. 

Ele é um leitor de notícias profissional. É pago para andar de cidade em cidade a ler as “notícias do mundo”, e do país, aos habitantes de cada local — muitos dos quais são analfabetos, e onde a informação demora a chegar.

Esta profissão tornou-o um deambulante isolado, mas Jefferson Kyle Kidd também se tornou um ótimo contador de histórias, dotado de um grande sentido de humanidade. Além de informar, é quase um entertainer. Alguém que tem de saber ler as pessoas para quem trabalha, para adaptar as notícias que conta, e a forma como as explica.

Esta é a base da narrativa — que começa realmente quando Kidd dá por si na cena de um homicídio. Um condutor negro foi enforcado numa árvore e há uma rapariga loira (Helena Zengel) que olha para o protagonista entre a vegetação.

Kidd decide levar Johanna (é o nome que dá à rapariga) consigo para a levar para segurança. Apesar de parecer ter origens germânicas, não fala inglês e parece que foi criada por uma tribo de índios, nativos americanos. Ela foi levada às autoridades depois de a tribo ter sido massacrada.

A personagem de Tom Hanks assume como sua a missão de encontrar uma família para esta órfã — tentando descobrir a sua história e o que lhe aconteceu, chegando às suas origens para a devolver à família.

A partir daí, os dois partem numa viagem pela estrada, pelas profundezas do Texas (um estado americano perigoso no pós-guerra civil), onde irão encontrar vários obstáculos pelo caminho. Há, por exemplo, um grupo que vai tentar comprar Johanna a Kidd.

“Notícias do Mundo” é um filme que tem sido elogiado pela forma como representa visualmente este período histórico — desde as paisagens aos figurinos e cenários —, pela representação dos dois protagonistas e pela realização, direção de fotografia e banda sonora.

Apesar de se passar na década de 1870, o guião inclui alguns temas bastante atuais. Por exemplo, numa das cidades a que Jefferson Kyle Kidd vai ler notícias, há uma figura de poder local que pressiona Kidd a ler aos residentes o seu jornal de propaganda — é uma forma de abordar o tema das “fake news” na época.

O seu objetivo passa por afastar toda a gente da área que não sejam americanos brancos. Já Kidd tenta remendar, como pode, uma nação fraturada — dividida em dois — através do conhecimento verdadeiro e da decência. Obviamente, são questões que são relevantes para os tempos que a América vive no presente, embora a realidade seja outra.

O elenco deste western inclui ainda Tom Astor, Ray McKinnon, Mare Winningham, Elizabeth Marvel, Michael Angelo Covino, Thomas Francis Murphy, Fred Hechinger, Gabriel Ebert e Bill Camp, entre outros. “Notícias do Mundo” ronda as duas horas de duração.

Se quiser também conhecer as principais novidades da televisão (e do streaming) deste mês de fevereiro, carregue na galeria.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT