Cinema

Novo filme com Dino d’Santiago chega às salas de cinema em fevereiro

“O Vento Assobiando Nas Gruas” marca a estreia do artista num projeto em que também criou uma canção para a banda sonora.
Mais um projeto.

Dino d’Santiago, que foi distinguido com a Medalha de Mérito Cultural, em dezembro, vai dar um novo passo na sua carreira. O cantor de 42 anos está prestes a estrear-se como ator no filme “O Vento Assobiando nas Gruas”, que chega às salas de cinema portuguesas a 29 de fevereiro.

A produção é uma adaptação do romance homónimo da escritora Lídia Jorge, de 2002. A ação decorre no Algarve, no final dos anos 90, e acompanha a protagonista Milene (interpretada por Rita Cabaço) após a morte da avó, Regina Leandro. A jovem passa a dividir a sua vida entre os seus parentes e uma família cabo-verdiana, que conheceu aquando da tragédia.

“Ciente de que os tios, todos de férias no exterior, farão perguntas, Milene investiga. A família Mata, que agora vive na fábrica, descobre a estranha rapariga escondida entre as roupas no quintal. Acabam por acolhê-la com cautela, carinho e música e Milene apaixona-se por Antonino”, pode ler-se na sinopse oficial.

O filme é realizado pela cinesta suíça Jeanne Waltz. Além de Dino d’Santiago, o elenco conta com nomes como Beatriz Batarda, João Lagarto, Ana Zanatti, Dinarte de Freitas, Romeu Runa, Cucha Carvalheiro e Carla Maciel.

A estreia em território nacional acontece após a longa-metragem ter sido apresentada no festival de cinema Mill Valley, na Califórnia, nos EUA, em outubro do ano passado. Recentemente, a produção foi ainda uma dos sete nomeadas para o Prix de Soleure na 59.ª edição do Solothurn Film Festival, um dos mais antigos festivais de cinema da Suíça, que decorreu entre 17 e 24 de janeiro.

Além da estreia no mundo do cinema, o artista lançou um tema que integra a banda sonora do filme. “Filhos do Vento” foi lançado na sexta-feira, 26 de janeiro, e foi produzida em colaboração com Toty Sa’Med. O músico abriu um concurso ao público para encontrar editores para o videoclipe. Os interessados podem inscrever-se no site da produtora C.R.I.M.

“Desperta a tua criatividade neste concurso de edição de vídeo. Une a música ‘Filho do Vento’ do Dino D’Santiago com a magia cinematográfica das imagens de Jeanne Waltz para teres a chance de exibir a tua habilidade na edição. Entrega a tua montagem original até 18 de Fevereiro e podes ganhar mil euros, um encontro com o Dino D’Santiago e bilhetes para assistir ao filme”, lê-se na apresentação do concurso.

Carregue na galeria para conhecer os filmes que estrearam no cinema esta quinta-feira, 25 de janeiro, em Portugal.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT